Nova geração do Ford Ka está prestes a ganhar o mundo
Hatch de entrada da Ford deve ser lançado no mercado europeu em meados de 2016
A segunda geração do Ka nacional será o próximo modelo projetado pela filial brasileira da Ford a se tornar um produto global da montadora. Depois do EcoSport, o hatch compacto deve ser oferecido em mercados dos continentes asiático e europeu. O modelo já está rodando em testes sem nenhuma camuflagem escondendo suas linhas no Reino Unido, como mostra o flagra publicado pelo site Auto Express. O modelo já foi apresentado como conceito por lá em 2013.
Ao menos na parte estética, o Ford Ka a ser oferecido lá fora vai seguir a mesma linha do modelo produzido no território brasileiro. No entanto, assim como aconteceu com o crossover compacto, o dois-volumes deve passar por uma série de mudanças para se adaptar às exigências e necessidades dos europeus, como é o caso de um acabamento mais refinado, estrutura mais rígida, novos equipamentos (como airbags laterais), suspensão adaptada, entre outros.
Na motorização também deverá haver mudanças. Nada do 1.0 litro TiVCT de três cilindros com até 85 cv e o 1.5 litro Sigma de quatro cilindros com potência máxima de 110 cv. O novo Ka europeu será equipado com um propulsor 1.5 litro a diesel, capaz de desenvolver cerca de 75 cavalos, que já está disponível no Fiesta britânico. Haverá ainda versões com motores da linha EcoBoost (com turbo).
Outros detalhes a respeito do novo modelo ainda são desconhecidos, mas devem ser revelados até o lançamento do novo Ford Ka no continente europeu, algo previsto para meados de 2016. Os preços também não foram especificados, porém, é certo que o hatch vai ser mais em conta que a atual versão do Ka oferecida por lá, que atualmente se posiciona como um modelo de nicho na linha da Ford, e usa a plataforma do subcompacto Fiat 500.