Novas projeções: como será o facelift do Peugeot 208

Hatch compacto tem facelift previsto para 2023 na Europa
Projeção de Kleber Silva para o facelift da atual geração do Peugeot 208

Projeção de Kleber Silva para o facelift da atual geração do Peugeot 208 | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Como já abordamos aqui no AUTOO, o Peugeot 208 deverá estrear em 2023 o facelift de sua presente geração.

A novidade deverá estrear na Europa, onde o hatch já circula desde 2019. Aqui no Brasil, o Peugeot 208 completamente renovado foi lançado em 2020 e chega ao nosso mercado importado da Argentina.

Com as estreias de produtos recentes da marca, como a nova geração do 308, acompanhada das atualizações de meio-ciclo de produtos como o 3008 e o 5008, o designer Kleber Silva seguiu as referências para produzir algumas ilustrações mais aprimoradas sobre o que podemos esperar para o facelift do Peugeot 208.

As principais evoluções deverão ocorrer na dianteira, com novos faróis, para-choque e grade frontal bem mais destacada.

Por dentro, é esperado que o novo Peugeot 208 passe a contar com uma central multimídia com uma tela maior, talvez compartilhada com o primo de médio porte 308, além de oferecer mais serviços conectados. 

Aqui no Brasil, a Peugeot já confirmou que o novo 3008 contará com a plataforma Cart apresentada pela Fiat na gama Toro 2022. 

Eletrificação ganha destaque

Já com um pacote robusto de assistentes de condução em seu catálogo topo de linha, o Peugeot 208 pode receber ainda mais tecnologia embarcada em algumas versões. 

Para a Europa, a Peugeot deverá realizar um forte trabalho na eletrificação do conjunto mecânico para o seu rival de VW Polo, Toyota Yaris, entre outros.  

As versões europeias baseadas no motor 1.2 PureTech, sejam elas manuais ou automáticas, ganharão tecnologia híbrida-leve.

No caso dos catálogos que dispensam o pedal da embreagem, a Peugeot, ao que tudo indica, vai trazer ao hatch uma nova transmissão da Punch, chamada e-DCT, que integra um motor elétrico no conjunto de dupla embreagem. 

Quando chegará ao Brasil?

Enquanto a eletrificação do Peugeot 208 produzido na Argentina ainda parece algo distante, sobretudo por conta da questão financeira uma vez que o impacto no preço final do hatch seria algo considerável, o que especula-se nos bastidores é que a marca francesa poderá se beneficiar dos motores GSE que a Stellantis produz em Betim (MG). 

Um forte candidato para figurar abaixo do capô do Peugeot 208 argentino é o 1.0 com turbo e injeção direta, que será lançado no Fiat Pulse ao longo do segundo semestre deste ano. 

A adaptação de um novo propulsor a um carro já em linha é algo que requer tempo, contudo, considerando que a atualização do Peugeot 208 em nossa região deverá ser lançada apenas em 2024, portanto um ano depois da estreia no Velho Continente, o time de engenharia da Stellantis no Brasil já teria tempo suficiente para preparar a novidade. 

Apesar do estilo moderno e arrojado, aliado ao bom acabamento, as vendas do Peugeot 208 ainda não decolaram em nosso país. 

De janeiro a maio deste ano, o hatch foi a escolha de 4.316 consumidores, volume bem distante dos líderes Chevrolet Onix (38.981), Hyundai HB20 (37.804) e Fiat Argo (32.549).

Projeção de Kleber Silva para o facelift da atual geração do Peugeot 208
Projeção de Kleber Silva para o facelift da atual geração do Peugeot 208
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa