Novidades 2020: os modelos que valem a espera

Próximo ano será repleto de lançamentos importantes em diversos segmentos; saiba mais
Projeção do designer Kleber Silva sobre o que podemos esperar da nova picape compacta da Fiat

Projeção do designer Kleber Silva sobre o que podemos esperar da nova picape compacta da Fiat | Imagem: Kleber Silva

Com a economia consolidando sua recuperação e diversas variáveis jogando a favor – em especial a taxa de juros no nível mais baixo da história – o ano de 2020 promete ser animador para o setor automotivo. Tudo isso vai embalar a estreia de novidades muito relevantes no mercado, contemplando diversos segmentos. Para ajudar que está pensando em trocar de carro no ano que vem, preparamos um levantamento sobre os lançamentos que valem a pena a espera.

Começando logo nos primeiros meses de 2020, uma grande estreia será a nova geração do Chevrolet Tracker. Irmão de plataforma da segunda geração do Onix e do Onix Plus, o Tracker deverá compartilhar com os modelos o apelo do custo-benefício competitivo, que certamente será um trunfo importante dentro da categoria dos SUVs compactos. Além disso, o Tracker 2021 produzido em São Caetano do Sul (SP) contará com as opções dos motores 1.0 e 1.2, ambos turbo, além das transmissões manual ou automática dependendo da versão.

Avançando um pouco no primeiro semestre do ano que vem e ainda falando sobre SUVs e crossovers, vale a pena citar também o lançamento da atualização profunda para o Renault Duster. Assim como as melhorias que Logan e Sandero debutaram neste ano, o novo Duster 2021 manterá a plataforma, porém o visual, interior e nível de equipamentos serão completamente revistos. São atualizações esperadas há um bom tempo para o Duster, que hoje deixa bastante a desejar no acabamento interno e ergonomia, entre outros pontos.

O Duster 2021 estreia com motor 1.6 16V e as transmissões manual ou automática (CVT), sendo que, no segundo semestre de 2020, a linha se tornará completa com a introdução do motor 1.3 turbo desenvolvido pela Renault-Nissan em conjunto com a Daimler. Também aplicado no Mercedes-Benz Classe A, o propulsor sobrealimentado vai figurar na opção topo de linha do Duster 2021, provavelmente associado apenas à caixa CVT. Também haverá a opção de tração integral. Com esse conjunto, o Renault Duster ganhará bem mais competitividade no segmento.

Por volta do mês de maio, é esperada a estreia de uma grande aposta da Volkswagen para o mercado brasileiro. Estamos falando do Nivus, um SUV-cupê que deverá difundir esse tipo de carroceria, a qual obteve muito sucesso entre as marcas premium, para uma faixa de mercado bem mais acessível. O Nivus, segundo informações preliminares da Volkswagen, terá a primazia de estrear na gama nacional da marca uma nova central multimídia desenvolvida pela empresa aqui no Brasil. O resultado da proposta do Nivus agradou tanto a matriz alemã que a novidade inclusive será fabricada e oferecida também na Europa, um feito e tanto para um projeto concebido e executado em nosso país.

Construído sobre a mesma variante da plataforma modular MQB aplicada no Polo, Virtus e T-Cross nacionais, o Nivus será produzido na fábrica da VW em São Bernardo do Campo (SP) ao lado do hatch e do sedan. Informações de bastidores creditam que o Nivus terá o mesmo entre-eixos do Polo, portanto bem menor do que a mesma dimensão no T-Cross, porém o futuro SUV-cupê pode oferecer porta-malas maior em relação ao SUV paranaense por conta do formato de sua carroceria. Algo que vamos conferir na época da apresentação definitiva do modelo. Entre as opções de motores, o eficiente 1.0 TSI parece ser o que tem mais chances de figurar sob o capô do modelo.

Mudando um pouco de segmento, ainda para o segundo trimestre de 2020 está confirmada a estreia da nova geração do Nissan Versa no mercado brasileiro. Totalmente renovado, o sedan compacto chegará importado do México para disputar mercado com Volkswagen Virtus, Chevrolet Onix Plus e cia., em suas configurações intermediárias e topo de linha. É bem possível que o novo Versa 2021 ofereça por aqui apenas o câmbio CVT e motor 1.6 16V. A presente geração do modelo segue em linha, porém rebatizada de V-Drive, para tornar mais objetiva a separação dos dois modelos e com foco nas versões de entrada da categoria.

Seguindo na linha do tempo, entre abril e maio do ano que vem, é a vez daquela que será uma das estreias mais aguardadas de 2020 devido à representatividade comercial que este modelo conquistou no Brasil. Estamos falando da Fiat Strada, picape que se tornou o veículo comercial mais emplacado do país.

A previsão é que a Strada 2021 chegue ao mercado oferecendo um bom leque de versões, contempando desde configurações voltadas ao trabalho até as opções com cabine dupla e capacidade para 5 passageiros. Motores 1.4 e 1.3 Firefly deverão ser as duas possibilidades de escolha no caso da picape na época do lançamento. Entre as picapes médias, uma novidade importante será o facelift para a Chevrolet S10 e também o SUV 7 lugares derivado Trailblazer. 

Antes de voltar aos SUVs, 2020 ainda deverá nos presentear com a estreia da nova geração do Peugeot 208 produzida na Argentina para os países da América do Sul, novidade que deverá marcar um recomeço para o grupo PSA no Brasil e demais países vizinhos, agora investindo pesado por aqui para renovar a gama com produtos mais alinhados ao mercado europeu ou criando, futuramente, automóveis modernos e de acordo com a necessidades dos consumidores de países emergentes.

Por fim, um modelo que também vale a pena ficarmos de olho é o Ford Territory, SUV médio que a fabricante vai importar da China. O Territory será a resposta da marca para fazer frente ao Jeep Compass no segmento, apostando para isso em um bom catálogo de itens de série e na eficiência da motorização 1.5 turbo. Ainda por parte da Ford, podemos esperar a importação do Escape híbrido, modelo que será um forte concorrente para o Toyota RAV4. A CAOA Chery, por sua vez, também começará a produzir aqui em 2020 o Tiggo 8, modelo que vai inaugurar a nova família de motores com turbo e injeção direta da fabricante bem como promete oferecer preço competitivo entre os utilitários esportivos 7 lugares. No campo dos SUVs premium, o grande destaque em 2020 para o mercado brasileiro será o lançamento do novo Land Rover Defender por aqui. Logo, como foi possível constatar até aqui, o calendário de novidades para o ano que vem será intenso e não vão faltar ótimas opções para quem está pensando em comprar ou trocar de carro.

Projeção do designer Kleber Silva sobre o que podemos esperar da nova picape compacta da Fiat

Projeção do designer Kleber Silva sobre o que podemos esperar da nova picape compacta da Fiat

Nova geração do Nissan Versa, que estreia no Brasil em 2020

Nova geração do Nissan Versa, que estreia no Brasil em 2020

Nova geração do Nissan Versa, que estreia no Brasil em 2020

Nova geração do Nissan Versa, que estreia no Brasil em 2020

Volkswagen Golf GTE

Volkswagen Golf GTE

Projeção do designer Kleber Silva sobre o que podemos esperar da nova picape compacta da Fiat

Projeção do designer Kleber Silva sobre o que podemos esperar da nova picape compacta da Fiat

Painel do novo Chevrolet Tracker oferecido no mercado chinês

Painel do novo Chevrolet Tracker oferecido no mercado chinês

Acima detalhe do novo Chevrolet Tracker revelado na China

Acima detalhe do novo Chevrolet Tracker revelado na China

Acima o Chevrolet Tracker Redline lançado em maio deste ano na China

Acima o Chevrolet Tracker Redline lançado em maio deste ano na China

Assine a newsletter semanal do AUTOO!