Novo Citroën C3 chega por R$ 39.990

Segunda geração do modelo fabricado no Brasil tem visual reformulado e mais itens de série

Há opções de motor 1.5 8V ou 1.6 16V | Imagem: Citroën

A divisão brasileira da Citroën oficializou nesta terça-feira (7) o lançamento da segunda geração da versão nacional do hatch C3, que segue sendo fabricado nas instalações do Grupo PSA Peugeot-Citroën em Porto Real (RJ). O modelo de entrada, agora chamado Origine, parte de R$ 39.990, o que representa um aumento de R$ 5.000 na comparação com o modelo de entrada GLX da gama passada. As vendas começam já neste mês.

O novo C3 Origine vem equipado com direção elétrica, ar-condicionado, airbag duplo, ABS, computador de bordo, vidros e travas elétricas.

A opção intermediária do C3 é o Tendance, que também substitui o antigo GLX. Nessa configuração, disponível por R$ 43.990, o carro traz extras como faróis de neblina de LEDs, sistema de som Pionner, rodas de liga leve aro 15” e o para-brisa “Zenith”, que se estende até a metade do teto do veículo.

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Tanto o C3 Origine como o Tendance são impulsionados pelo novo motor 1.5i 8V Flex, que substitui o bloco 1.4 da linha anterior. Conforme dados da montadora, o propulsor desenvolve 93 cv a 5.500 rpm e 14,2 kgfm de torque a partir de 3.000 rpm. Ambos também possuem a opção única de câmbio manual de 5 marchas.

O modelo top de linha mantém a nomenclatura Exclusive e traz todos os itens das séries de entrada e intermédia com acréscimo de sistema de acendimento automático dos faróis, ar-condicionado com controle digital, rodas de liga leve aro 16”, bancos dianteiros com apoio de braço, entre outros. A novidade custa R$ 49.990.

A motorização do C3 Exclusive é outra, no caso o motor 1.6 16V de 120 cv e torque máximo de 14,4 kgfm a 4.000 rpm. O motor da versão de topo também conta com o sistema Flex Start, que dispensa o tanquinho de gasolina auxiliar para partidas em dias frios – a tecnologia da PSA estreou no Peugeot 308. Já as opções de transmissões são a caixa manual de 5 marchas ou automática sequencial de 4 velocidade, com destaque para a presença de borboletas atrás do volante para trocas manuais.

Reformulação visual e mercado

A nova geração do C3 nacional segue o mesmo estilo do modelo europeu, lançado há três anos naquele mercado. O modelo brasileiro, entretanto, conta com algumas peculiaridades próprias, como os faróis de LED (a partir da versão Tendence) e a grade frontal com os chevrons da Citroën integrados a peça.

O interior do modelo reformulado também tem estilo original, com novo volante semelhante ao do DS3, painel com novo grafismo e materiais de acabamento melhorados, acentuando o perfil “Premium” do produto, que chega para competir em pé de igualdade com Ford New Fiesta, Chevrolet Sonic e Volkswagen Polo.

A expectativa da Citroën é vender até 3.500 unidades do novo C3 por mês, mas isso somente a partir de 2013, quando a produção do carro atingir sua capacidade máxima.