Durou o pouco o mistério em volta da nova geração do jipão Classe M da Mercedes-Benz. Após o vazamento das primeiras imagens do carro, a marca se apressou e o desvendou por inteiro nesta terça-feira (7). Além disso, a fabricante também confirmou o modelo para o Salão de Frankfurt em setembro, na Alemanha, como um de seus destaques. Fora o visual, que adota a identidade estética apresentada no conceito Shooting Brake (e já presentes no CLS e SLK), a parte mecânica pouco mudou em relação a gama passada.

A linha começa com o ML 250 BLuetec com o motor 2.1 turbodiesel de 204 cv e torque máximo de 51 kgfm. Em seguida vem a séries ML 350 BLuetec, cuja potência do motor 3.0 V6 turbodiesel subiu de 231 cv para 258 cv e torque subiu de 55 kgfm para 63 kgfm. A opção mais potente – o novo modelo esportivo AMG ainda não foi lançado – é o ML 350 BlueEfficiency, agora com motor 3.5 V6 com injeção direta de gasolina para desenvolver 306 cv e 37,9 kgfm de torque. Segundo a Mercedes, nessa configuração o M Classe M vai do 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos e atinge 235 km/h de velocidade máxima. Todos os modelos compartilham o câmbio automático sequencial de 7 velocidades.

Mas o grande atrativo do carro é realmente o visual. A frente ficou mais afunilada, como no cupê quatro portas CLS, e o spoiler frontal recebeu dois filetes de leds. O desenho geral da lateral também mudou bastante, ficando mais arrojado. O mesmo vale para a traseira com as lanternas e para-choques redesenhados. A cabine também muda, e para melhor, em especial na escolha dos materiais de acabamento para o painel e bancos. Há também menos botões no console, cujo desenho é mais elegante, e um botão giratório comando os variados sistemas off-road do novo Classe M.

A nova geração do Classe M ainda conta com recursos especiais para redução do consumo de combustível. O modelo já vem com direção elétrica, pneus de baixa resistência de rodagem e sistema stop/start, que desliga o motor quando o carro para no trânsito ou em semáforos. Outra novidade no SUV é o sistema de entretenimento com internet – conexão 3G -, que é acessada pela tela de LCD no alto do painel. Como opção, a Mercedes oferece aos clientes do veículo jogo de rodas nos tamanhos de aro entre 17” e 21”, esta com assinatura AMG.

O lançamento comercial do novo M está programado para começar logo após o Salão na Alemanha. A marca, entretanto, ainda não divulgou os preços da terceira geração do utilitário, que deve chegar ao mercado brasileiro somente no segundo semestre de 2012.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Thiago Vinholes

|