Novo Classe M é desvendado por inteiro

De visual reformulado, terceira geração do SUV da Mercedes-Benz tem mecânica pouco alterada

Novo Mercedes-Benz Classe M | Imagem: divulgação

Durou o pouco o mistério em volta da nova geração do jipão Classe M da Mercedes-Benz. Após o vazamento das primeiras imagens do carro, a marca se apressou e o desvendou por inteiro nesta terça-feira (7). Além disso, a fabricante também confirmou o modelo para o Salão de Frankfurt em setembro, na Alemanha, como um de seus destaques. Fora o visual, que adota a identidade estética apresentada no conceito Shooting Brake (e já presentes no CLS e SLK), a parte mecânica pouco mudou em relação a gama passada.

A linha começa com o ML 250 BLuetec com o motor 2.1 turbodiesel de 204 cv e torque máximo de 51 kgfm. Em seguida vem a séries ML 350 BLuetec, cuja potência do motor 3.0 V6 turbodiesel subiu de 231 cv para 258 cv e torque subiu de 55 kgfm para 63 kgfm. A opção mais potente – o novo modelo esportivo AMG ainda não foi lançado – é o ML 350 BlueEfficiency, agora com motor 3.5 V6 com injeção direta de gasolina para desenvolver 306 cv e 37,9 kgfm de torque. Segundo a Mercedes, nessa configuração o M Classe M vai do 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos e atinge 235 km/h de velocidade máxima. Todos os modelos compartilham o câmbio automático sequencial de 7 velocidades.

Mas o grande atrativo do carro é realmente o visual. A frente ficou mais afunilada, como no cupê quatro portas CLS, e o spoiler frontal recebeu dois filetes de leds. O desenho geral da lateral também mudou bastante, ficando mais arrojado. O mesmo vale para a traseira com as lanternas e para-choques redesenhados. A cabine também muda, e para melhor, em especial na escolha dos materiais de acabamento para o painel e bancos. Há também menos botões no console, cujo desenho é mais elegante, e um botão giratório comando os variados sistemas off-road do novo Classe M.

A nova geração do Classe M ainda conta com recursos especiais para redução do consumo de combustível. O modelo já vem com direção elétrica, pneus de baixa resistência de rodagem e sistema stop/start, que desliga o motor quando o carro para no trânsito ou em semáforos. Outra novidade no SUV é o sistema de entretenimento com internet – conexão 3G -, que é acessada pela tela de LCD no alto do painel. Como opção, a Mercedes oferece aos clientes do veículo jogo de rodas nos tamanhos de aro entre 17” e 21”, esta com assinatura AMG.

O lançamento comercial do novo M está programado para começar logo após o Salão na Alemanha. A marca, entretanto, ainda não divulgou os preços da terceira geração do utilitário, que deve chegar ao mercado brasileiro somente no segundo semestre de 2012.

Tudo sobre o Mercedes-Benz GLE

Mercedes-Benz GLE