Novo Cruze será argentino e chega em outubro de 2015

GM confirmou planos para novo modelo exclusivo da região, o chamado projeto Fênix

Novo Chevrolet Cruze 2016 | Imagem: Divulgação

Com uma política industrial restritiva e confusa, o Brasil segue perdendo projetos mais avançados para outros países. A General Motors, por exemplo, confirmou nesta semana o investimento na modernização da fábrica de Rosário, na Argentina, para produzir o projeto ‘Fênix’ que, segundo ela, trata-se de um modelo exclusivo para a região.

O modelo em questão é o novo Cruze, apresentado em primeira mão na China. Hoje a atual geração é produzida em São Caetano do Sul, mas já ficou patente que nosso País passou a ser visto como ‘especialista’ em carros compactos. Ford, Renault e o grupo PSA (Peugeot e Citroën) preferem fabricar seus modelos médios na Argentina enquanto a Volkswagen e Nissan trazem seus veículos do México. Honda e Toyota são as exceções, embora a Fiat tente emplacar veículos de médio porte há tempos sem muito sucesso.

Veja mais: Chevrolet Tracker 2015 tem novo acabamento

Estão sendo investidos US$ 750 milhões na fábrica argentina que deve começar a produzir o novo Cruze em outubro de 2015. De lá também sairá uma nova família de motores com turbo e injeção direta, mas de detalhes ainda não divulgados – nesse caso, a produção começará em 2017.

Enquanto isso não ocorre, a Chevrolet deverá promover uma leve atualização visual no Cruze brasileiro. O modelo, embora seja até bem recente (tem 3 anos), perdeu participação nas vendas nos últimos tempos.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!