Novo EcoSport é clonado na China

Novo SUV da Beijing Auto ''inspirado'' no modelo da Ford ainda não foi batizado

O carro será vendido somente na China | Imagem: Reprodução/Auto Home

Copiar algum produto na China não é considerado algo ofensivo ou aproveitador, como costuma ser no Ocidente. Por lá, eles preferem dizer que uma imitação é uma forma de homenagem, uma reverência ao original. No mercado de automóveis local, essas “homenagens” vêm acontecendo com certa frequência. Nem o novo Ford EcoSport escapou de ser clonado.

A montadora  chinesa BAIC, também conhecida como Beijing Auto, foi quem copiou (ou homenageou?) o jipinho da Ford. O clone, ainda sem nome, será lançado no final deste ano na China, segundo o website chinês Auto Home.

O jipinho chinês tenta, em vão, se aproveitar do design Kinetic 2 da Ford. As linhas das laterais deixam evidente a inspiração no estilo da marca americana, enquanto o desenho das partes frontais e traseira do carro ainda preservam alguma originalidade, embora elas também lembrem o novo Eco.

A parte mecânica da imitação chinesa ainda não foi definida, tampouco qual será o nome do veículo. A redação do AUTOO Carros sugere “CloneSport”.

Exército de clones

As fabricantes chinesas não fazem distinção de categorias quando decidem copiar um carro de uma marca consagrada. Copia-se de tudo: compactos, sedãs, SUVs, carro de alto luxo e até veículos militares. Há clones do MINI Cooper, com o Lifan 320, ao Hummer H1, que virou Dongfeng HUV na China.

Além da inspiração nos produtos de concorrentes, os chineses também dão um toque pessoal em alguns modelos que copiam. No entanto, esse “plus chinês” não cai muito bem no gosto dos ocidentais. O clone do Porsche Cayenne, o Hawtai Bolinger S, por exemplo, tem uma grade frontal com uma inexplicável e exagerada entrada de ar que lembra a boca de um peixe. Já o Noble Nano, imitação do Smart Fortwo, erra feio ao tentar combinar o design arredondado na frente com as linhas retas e planas da traseira.

No geral, os clones chineses sempre nascem, digamos, desprovidos de beleza. Veja na galeria acima alguns carros chineses que imitam modelos consagrados e suas “inspirações”:

Assine a newsletter semanal do AUTOO!