Novo Golf agora acelera e freio sozinho

Hatch médio da Volkswagen também conta agora com sistema que abaixa facho dos faróis quando percebe carro à frente. No entanto, recursos deixam o Golf com preço de carro de luxo

Versão Highline traz o novo motor 1.4 TSI de 140 cv | Imagem: Divulgação

O novo Golf, que a Volkswagen importa da Alemanha até o ano que vem – quando a versão nacional passará a ser produzida – ganhou mais dois recursos tecnológicos comuns em carros de luxo. São DLA, um sistema que controla o facho dos faróis, o ACC, que mantém o veículo numa distância constante em relação ao tráfego à frente.

Os dois já haviam sido anunciados no ano passado, durante o lançamento do modelo, mas estavam em adaptação para funcionar no Brasil. O DLA está disponível no pacote Executive (R$ 15 mil) do Golf Highline enquanto o ACC apenas no Premium (juntamente com o DLA. Por R$ 25 mil). Na versão GTI, esportiva,  tanto o pacote Exclusive quanto o Premium possuem ambos – com preço sugerido de R$ 16 mil e R$ 31 mil.

Luz dinâmica

O sistema DLA (Dynamic Light Assist, ou Assistente de Luz Dinâmica) consiste de uma câmera no para-brisa que detecta o tráfego à frente do carro na mão contrária. Se um veículo se aproxima, o sistema alterna o facho dos faróis para o modo ‘baixo’ e depois volta para o ‘alto’ de forma automática. Além disso, o Golf conta com as luzes de curva, que iluminam um ângulo lateral quando o carro está fazendo uma conversão.

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Piloto automático inteligente

Mas o dispositivo mais interessante do novo Golf é o ACC (Adaptive Cruise Control, ou Controle adaptativo de distância e velocidade). Trata-se de um radar localizado na dianteira do automóvel, que mede constantemente a distância do veículo à frente. Basta que o motorista ajuste o piloto automático para a velocidade desejada e o sistema irá mantê-la exceto se um veículo mais lento reduzir a velocidade ou entrar na sua faixa de rolamento. Nesse caso, o ACC freia o Golf de forma independente do motorista e ajusta a velocidade e a distância do carro à frente. Se esse veículo acelerar ou trocar de faixa, o Golf voltará a acelerar até atingir a velocidade previamente programada.

Segundo a Volks, o ACC funciona também em situações de tráfego pesado e é capaz de frear o carro por completo caso seja necessário.

Preço de carro de luxo

Os dois sistemas são inéditos em sua categoria, mas tornam o Golf um carro com preço praticamente de um modelo de luxo. Com o DLA, o Golf Highline passa de R$ 79 mil para R$ 94 mil. Já com os dois sistemas, o Golf com câmbio de dupla embreagem pode chegar a R$ 104 mil. No caso do GTI, os preços sobem de R$ 99 mil para R$ 115 mil (com DLA) ou R$ 126 mil (com DLA e ACC).