O Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros para América Latina e o Caribe, apresentou o resultado da terceira rodada de testes realizados em 2019, contendo resultados de crash-test do novíssimo Toyota RAV4, SUV apresentado ontem e que começou a ser vendido por R$ 165.990 e chega para os primeiros clientes em junho.

O carro produzido no Japão ganhou cinco estrelas para passageiros adultos e crianças, sendo classificado com a nota máxima permitida pelo órgão, a Advanced Awards. O SUV da Toyota tem sete airbags como equipamento de série e controle eletrônico de estabilidade em todas as versões, e por isso se mostrou seguro nos três testes de batidas: impacto frontal, lateral e lateral de poste.

Segundo o órgão de segurança, o modelo também atendeu ao requisitos do teste de estabilidade, alcançando a nota mais alta, além de ter a frenagem autônoma de emergência como equipamento opcional. Outro ponto avaliado pelo Latin NCAP é se a montadora faz a parte no momento de instruir os consumidores sobre segurança, e a Toyota também pontuou nesse quesito. A marca recomenda a instalação da cadeira de criança até três anos de idade, bem como a da criança até 18 meses virada para atrás, seguindo as recomendações globais mais recentes. 

Por contar com recursos avançados como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, o novo RAV4 também foi agraciado com o Advanced Awards, que reúne os carros mais seguros avaliados pelo Latin NCAP. 

"O sólido resultado de cinco estrelas do RAV4 deve encorajar os consumidores a exigirem cinco estrelas também em modelos de menor valor no mercado. Esse resultado relevante também deve impulsionar os governos a apoiar sistematicamente as estratégias de informação do consumidor para que o mercado mude o mais rápido possível. Sistemas independentes de informação ao consumidor mostraram grande sucesso nos países desenvolvidos, trazendo carros mais seguros para o mercado mais cedo e acima dos padrões locais, como resultado de uma reação voluntária dos fabricantes de veículos conforme a demanda do consumidor", declarou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP. 

 
 

 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw