Novo Polo aposta no baixo custo de manutenção, adianta VW

Modelo será um dos carros mais baratos do mercado em reparabilidade; custo de revisões também será competitivo
Volkswagen Polo 2018

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação

Enquanto aguarda algumas semanas para revelar a nova geração do Polo produzido no Brasil, a Volkswagen já vai trabalhando alguns aspectos comerciais do hatch.

Nesta semana a fabricante alemã adiantou os resultados do custo de reparabilidade do modelo, levantamento que é realizado pelo CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) em uma pesquisa chamada Car Group.

Na mais recente atualização do Car Group, o Volkswagen Polo obteve a classificação 10, número que faz dele um dos modelos comercializados no Brasil mais fáceis e menos onerosos na hora da repação. Assim como o novo Polo, o up! e o cross up! contam com o mesmo resultado no Car Group.

Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo. Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs). Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group

O Polo 2018 terá prazo de garantia de três anos, sendo que para isso é necessário que o cliente mantenha as inspeções obrigatórias realizadas na rede de concessionárias no período em questão.

Pensando nisso, a Volkswagen vai adotar uma estratégia bem agressiva para o modelo e as três primeiras revisões somadas (10 mil, 20 mil e 30 mil km) terão um custo fixo total de R$ 999. O preço já inclui os gastos com peças e mão-de-obra da concessionária. Levando em consideração um Fiat Argo, que será o concorrente mais direto para o novo Polo no momento, o pacote de revisões até 30.000 km custa R$ 1.044 calculando os valores para a versão Drive 1.0.

O Volkswagen Polo 2018 chegará às lojas em novembro deste ano e terá versões com o motor 1.0 de 3 cilindros aspirado e com o pacote TSI, que engloba turbo e injeção direta.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!