Novo S60 testa sistema antiatropelamento

Disfarçado, novo sedã da Volvo roda pelas ruas de Copenhague, na Dinamarca

Novo Volvo S60 | Imagem: Volvo

As linhas do novo S60, o principal sedã da Volvo, ainda são um mistério, mas uma das novidades do carro já é conhecida. A marca sueca divulgou os detalhes da nova tecnologia de segurança que desenvolve cujo nome é bastante longo: “Aviso de Colisão com Frenagem Total e Detecção de Pedestres”.

A ideia, no entanto, é mais simples. O S60 virá equipado com radar na grade frontal e uma câmera (instalada no retrovisor interno) capazes de detectar obstáculos no caminho do veículo. A diferença em relação aos sistemas já em uso em outros Volvos é que essa versão consegue identificar pedestres e evitar um atropelamento.

O radar mede a distância e o tempo previsto para a provável colisão e a câmera possui um software capaz de perceber que se tratam de pedestres. Feita a identificação, um alerta sonoro e visual semelhante a um brake-light são acionados na esperança que o motorista reaja. Caso contrário, o sistema é capaz de parar completamente o carro em tempo.

Sem acidentes em 2020

O novo recurso do S60 é capaz de evitar acidentes até 25 km/h. Acima disso, a meta é reduzir os danos ao pedestre em um choque de alta velocidade. Segundo estatísticas, cerca de 1 500 pessoas morrem anualmente em acidentes dentro das principais cidades europeias, metade delas pedestres.

E a Volvo não se dá por satisfeita. O objetivo da marca é que em 2020 ninguém morra ou seja ferido gravemente em um carro seu.