Novo Sandero terá solução para converter smartphone em central multimídia

Modelo traz solução que Ford e VW já adotaram em modelos nacionais
Por meio do Dacia Media Control, smartphone serve como uma alternativa para a central multimídia

Por meio do Dacia Media Control, smartphone serve como uma alternativa para a central multimídia | Imagem: Divulgação

Apresentando o recurso como uma grande novidade para o novo Sandero comercializado na Europa, a romena Dacia criou uma forma para simplificar a central multimídia há muito tempo conhecida aqui no Brasil.

A subsidiária do Grupo Renault revelou nesta terça-feira (23) o seu Media Control, solução que permite utilizar o smartphone do motorista para que ele atue como a central multimídia do veículo.

A novidade segue a mesma linha do Composition Phone que a Volkswagen introduziu aqui no Brasil na gama up! 2018, combinando também uma solução para manter o smartphone fixo no alto do painel, algo semelhante ao que encontrávamos nas versões sem central multimídia do derradeiro Ford Ka nacional. 

Dacia Sandero em sua nova geração
Dacia Sandero em sua nova geração
Imagem: Divulgação

Enquanto o Composition Phone na linha Volkswagen operava por meio do aplicativo “maps + more”, os donos do novo Sandero europeu com o Media Control também terão um app dedicado para agregar os aplicativos de navegação, música, entre outros. Ponto interessante é que a Dacia preparou como diferenciais a integração do sistema com o volante multifuncional do carro, além de instalar também uma porta USB próxima ao docking station para o smartphone, facilitando a recarga do celular.  

Detalhe do docking station fechado no alto do painel quando não está em uso
Detalhe do docking station fechado no alto do painel quando não está em uso
Imagem: Divulgação

O novo sistema Media Control da Dacia ainda traz um rádio convencional e opera via Bluetooth com o smartphone do motorista. O sistema ainda traz um alerta para que o condutor não esqueça o smartphone no veículo e também agrega o recurso “Go To My Car”, que memoriza a última localização do carro.

Interior da nova geração do Sandero com o sistema Media Control
Interior da nova geração do Sandero com o sistema Media Control
Imagem: Divulgação

Segundo a Dacia, a ideia de projetos como o Media Control é facilitar e tornar mais prática a rotina dos usuários do veículo, uma vez que o smartphone sempre está sempre nas mãos das pessoas, além, obviamente, de representar uma grande economia no preço final do carro. Atualmente uma central multimídia convencional ainda é um aparelho com um custo relevante em qualquer automóvel. 

Ao menos até o momento, ainda não há previsão de quando as novas gerações de Sandero, Logan e Stepway chegarão ao mercado brasileiro. Contudo, já é interessante ficarmos de olho em todas as novidades que vão surgindo sobre o trio.