Novo Sportage aparece em Frankfurt antes de vir ao Brasil

Nova geração do SUV deve chegar ao país dentro de um ano

Kia Sportage 2016 no Salão de Frankfurt | Imagem: iG

A nova geração do Kia Sportage, a quarta da linha do modelo, é o destaque da marca coreana no Salão de Frankfurt. O SUV foi totalmente reformulado, sendo que o destaque fica por conta do visual mais arrojado e esportivo, que de acordo com a própria montadora pode dividir opiniões entre consumidores.

Por fora, o Sportage oferece formas mais robustas, em especial na parte dianteira, já que os faróis principais estão em uma posição mais elevada, enquanto a tomada de ar aparece no centro e os faróis de neblina, que deram lugar a quatro pontos de LED (que lembram cubos de gelo), foram posicionados logo abaixo. Há ainda novas lanternas de LED, interligadas por um filete de alumínio.

Já na cabine, o Kia não surpreende e segue a mesma linha dos irmãos, sendo que o painel traz formato que lembra um cockpit e parte central voltada ao motorista. Ainda de acordo com a marca, o modelo apresenta acabamento mais caprichado. Além disso, o espaço interno melhorou, já que o comprimento sofreu aumento de 40 mm (chegando a 4,48 m) e o entre-eixos, de 30 mm (2,67 m). A altura (1,63 m) e a largura (1,85 m) foram mantidas.

Entre os itens de série, há sistema de som JBL com 8 alto-falantes e 320 watts de potência, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, navegador GPS, Apple CarPlay e Android Auto e bancos traseiros com aquecimento de 23 a 37 graus. Há ainda controles de estabilidade e tração, sistema de frenagem autônoma, alerta de pontos cegos, aviso de saída de faixa, freio de estacionamento elétrico, entre outros.

O modelo vermelho das fotos é da versão GT Line, que conta com um motor 1.6 litro turbo de quatro cilindros, que desenvolve 177 cavalos de potência e 27 kgfm de torque. Haverá ainda um modelo 1.6 aspirado de 132 cv e 16,4 kgfm, 1.7 turbodiesel de 115 cv e 2.0 turbodiesel de 136 cv e 38 kgfm ou 184 cv e 40,8 kgfm, com câmbio manual de seis marchas ou automatizada de sete velocidades e dupla embreagem.

As vendas do novo Kia Sportage na Europa terão início no primeiro trimestre de 2016. O Brasi, que importa o modelo da Coreia do Sul, isso deve ocorrer no segundo semestre de 2016, provavelmente na época do Salão do Automóvel.. 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!