Novo VW Jetta 2019: devo comprar o Comfortline ou o R-Line?

Nova geração do sedã médio atua na faixa de R$ 110.000 a R$ 120.000
Volkswagen Jetta 2019

Volkswagen Jetta 2019 | Imagem: Divulgação

Figurando no segundo pelotão do ranking de vendas do segmento, ao lado de modelos como o Ford Focus Fastback e o Nissan Sentra, a Volkswagen já colocou no mercado brasileiro a nova geração do Jetta, que segue importada do México e agora ganha mais atributos para, ao menos, tentar se aproximar de Chevrolet Cruze, Honda Civic e Toyota Corolla no quesito preferência dos consumidores por aqui.

Para tanto, como você conferiu em nosso teste com a versão R-Line, a Volkswagen investiu em tecnologia e sofisticação no Jetta renovado, que manteve, pelo menos até o momento, chega ao Brasil apenas com o bom motor 1.4 TSI flex já aplicado no sedã desde a geração anterior e trabalhando em conjunto somente com a transmissão automática de 6 marchas, tipo de câmbio que domina o segmento. Já é certo que a Volkswagen trabalha na aplicação do motor 2.0 turbo para seu sedã médio, que aí sim vai resgatar o espírito do “jetão” ao qual estamos acostumados. Mas isso é papo para uma próxima matéria.

Por enquanto a VW optou por importar o Jetta ao Brasil nas configurações Comfortline (R$ 109.990) e R-Line (R$ 119.990). Basicamente, entre os dois catálogos, temos uma diferenciação apenas pelo estilo (mais esportivo no caso do Jetta R-Line) e conteúdo de série.

Desde a versão Comfortline, já encontramos no Jetta 2019 recursos como 6 airbags, faróis full-LED com iluminação diurna, chave presencial, central multimídia com os principais sistemas de espelhamento para smartphones, navegador e câmera de ré, revestimento interno de couro, rodas de liga leve aro 17”, chave presencial, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, seletor do modo de condução com 4 opções, start-stop para ajudar na economia de combustível em especial na cidade, dentre outros recursos.

O Jetta R-Line, por sua vez, acrescenta nesse pacote o piloto automático adaptativo (ACC), bloqueio eletrônico do diferencial, painel de instrumentos digital (Active Info Display), alerta de colisão com frenagem automática de emergência e o pacote de visual esportivo que contempla rodas de liga leve também com aro 17” porém com visual exclusivo, interior da cabine com revestimento interno do teto e colunas na cor preta, entre outros. O único opcional para as versões Comfortline e R-Line é o teto solar, que custa R$ 4.990 e traz consigo as luzes de leitura dianteiras.

Nesse cenário, o Jetta Comfortline 2019 é uma compra bem mais interessante que um Toyota Corolla XEi, por exemplo. Quando analisamos a versão mais procurada do sedã médio líder em vendas na categoria por aqui, hoje com preço tabelado de R$ 105.990, é nítido como o Corolla precisa de uma renovação urgentemente. O Corolla XEi só entrega a mais os 7 airbags, já que fica devendo até mesmo uma central multimídia melhor e mais moderna (ela sequer oferece sistemas de espelhamento para smartphones).

Um rival muito forte para o Jetta Comfortline, contudo, será o Chevrolet Cruze. O modelo também conta com um 1.4 turbo sob o capô e, na faixa de R$ 110.000 você já pode levá-lo para casa em sua versão topo de linha LTZ sem opcionais, que traz um pacote de itens de série semelhante ao encontrado no Jetta Comfortline 2019.

Mas enquanto o motor 2.0 turbo não chega à nova geração do Jetta, a opção que parece mais razoável para ser adquirida no caso do sedã é, de fato, a versão de entrada Comfortline.

A grande questão envolvendo o Jetta R-Line é que, se a sua ideia é adquirir um sedã médio que faça bonito não só no visual e também entregue um comportamento mais esportivo, o Honda Civic Touring (R$ 126.600) nos parece a opção mais indicada.

Mesmo em sua versão topo de linha, o Civic Touring deve bastante em equipamentos mais avançados (o Honda não oferece piloto automático adaptativo ou frenagem automática de emergência, por exemplo), mas seu motor 1.5 turbo trabalhando em conjunto com o câmbio automático CVT entrega respostas muito mais vivas ao volante. Seu conjunto de suspensão também é mais refinado – com eixo traseiro do tipo multibraço – o que se repercute em melhor comportamento dinâmico e conforto a bordo.

Lembra do Chevrolet Cruze? Se a sua ideia é encontrar muito mais tecnologia, o modelo na versão LTZ com o pacote opcional R7F (eleva o preço do Cruze LTZ para R$ 118.390) torna-se ainda mais completo que o Jetta R-Line. No Cruze LTZ completo você vai encontrar vários recursos ausentes no Jetta R-Line, como o assistente de estacionamento, alerta de colisão, carregamento de smartphones por indução, assistente ativo de permanência em faixa, partida remota do carro, além das conveniências do sistema de telemática OnStar.

Se a Volkswagen tivesse optado por lançar o Jetta R-Line com a motorização 2.0 TSI mantendo o preço na faixa de R$ 120.000, aí sim, indiscutivelmente teríamos a melhor compra do segmento. Ao menos por enquanto, se você gostou do Jetta 2019 e deseja optar pelo sedã, a versão Comfortline é a pedida mais equilibrada. 

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