Novos SUVs previstos para o Brasil se saem bem em crash-teste
Discovery Sport, Sorento, Lexus NX e o Porsche Macan tiveram alta pontuação. Euro NCAP avaliou ainda a segurança do novo sedã Passat e da perua Logan MCV
O Euro NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança dos automóveis comercializados no mercado europeu, realizou uma nova bateria de testes com sete modelos, incluindo o Macan, o primeiro Porsche a ser submetido a um teste de segurança da instituição europeia. Outros SUVs também foram avaliados, como é o caso do Lexus NX, Kia Sorento e Land Rover Discovery Sport, todos previstos para chegarem ao Brasil em 2015.
A começar pelo Porsche Macan, como já era de se esperar, o resultado foi de cinco estrelas, com boa pontuação nas quatro categorias. O modelo registrou 88% na proteção para adultos, 87% para crianças, 60% para pedestres e 66% nos equipamentos de segurança. Uma falha do utilitário-esportivo alemão é não oferecer sistema autônomo de frenagem de emergência.
O novo Lexus NX, que começa a ser vendido no mercado brasileiro em março do ano que vem, se saiu um pouco melhor que o rival da Porsche em alguns quesitos, como na segurança para pedestres, com 69%, e nos equipamentos de segurança, com 71%. Em contrapartida, na proteção para adultos foram 82% e para crianças, 69%. Com esses números, o modelo conseguiu cinco estrelas.
Veja também: Clone chinês do Mini Cooper zera em crash-teste
Outro cinco estrelas da avaliação foi o Kia Sorento, que pontuou 90% na proteção para adultos, 83% para crianças, 67% na segurança para pedestres e 71% nos itens de segurança. O Land Rover Discovery Sport, que será fabricado na futura planta da marca em Itatiaia (RJ) em 2016, foi ainda melhor, com 93%, 83%, 69% e 82%, respectivamente, com as merecidas cinco estrelas. Outro que ganhou cinco estrelas foi o novo Subaru Outback, com 85%, 87%, 70% e 73%.
Há ainda o novo Ford Mondeo Wagon (versão perua do nosso Fusion), que pontuou 86%, 82%, 66% e 66%. Finalizando o grupo dos modelos avaliados com pontuação máxima está o Volkswagen Passat de oitava geração, que registrou 85% para adultos, 87% para crianças, 66% para pedestres e 76% para equipamentos de segurança.
Já do lado dos automóveis que conseguiram apenas quatro estrelas está a nova geração do MINI Cooper, com, respectivamente, 79%, 73%, 66% e 56%, o novo Smart Fortwo, que pontuou 82%, 80%, 56% e 56%, o novo Opel/Vauxhall Corsa, com 79%, 77%, 71% e 56%, e o Smart Forfour (versão quatro portas do Fortwo), com 78%, 77%, 65% e 56%.
Por fim, o novo Dacia Logan perua registrou somente três estrelas. O modelo foi criticado por seu baixo desempenho em diversas áreas, com proteção bastante fraca para o peito do motorista, assim como para os pés e tornozelos. O compacto teve 57% para adultos, 75% para crianças, 55% para pedestres e 38% nos itens de segurança.