O novo e os velhos líderes de vendas no Brasil em 2019

Se algumas categorias não vislumbram mudanças ao menos entre os SUVs compactos, o novo líder é o Jeep Renegade
Jeep Renegade 2019

Jeep Renegade 2019 | Imagem: Divulgação

Passado o mês de janeiro, em que muitas marcas acabam corrigindo distorções nas vendas de 2018, um termômetro um pouco mais claro do que promete 2019 pode ser medido assim que fevereiro se encerra. Após dois meses de vendas, o mercado brasileiro de veículos já esboça algumas tendências, incluindo até mesmo um novo líder de segmento, o Jeep Renegade, que assumiu a ponta entre os SUVs compactos. No entanto, há outras categorias com alguma disputa neste ano.

Confira a seguir uma breve análise dos principais segmentos.

Hatch compacto

Se a posição de liderança do Onix não está nem de perto ameaçada, o segundo lugar entre os hatches compactos (e que invariavelmente significa também a vice-liderança geral) começou com uma disputa acirrada entre o HB20 e o Ka. Desde que o Ford recebeu leves retoques e novidades mecânicas como a transmissão automática, a situação do Hyundai se complicou. E 2019 já reflete uma ligeira vantagem do Ka, de apenas 350 unidades. E deve ser assim até que o HB20 renovado seja lançado no segundo semestre. Outra novidade do ano é o 4º lugar do Argo, à frente dos modelos da Volks.

Sedan compacto

Em 2018, os sedans pequenos ganharam novos concorrentes e isso fez com que o volume de vendas crescesse. De pouco mais de 20 mil unidades por mês, o segmento agora varia de 30 mil a 40 mil carros emplacados. E 2019 começou em alta com o Prisma ainda líder com folga. A novidade nesse caso é o segundo lugar do Virtus, sedan mais caro da Volkswagen, que já acumula 6,7 mil emplacamentos.

Familiar compacto

Cada vez menos expressiva, a categoria de familiares compactos começou o ano em queda. Em fevereiro foram menos de 4 mil unidades emplacadas, basicamente de Fit e Spin, afinal a SpaceFox está em seus últimos momentos, situação parecida com a perua Weekend. O futuro do segmento deverá ser um nicho apenas para poucos interessados, infelizmente.

Chevrolet Onix 2019
Chevrolet Onix 2019
Imagem: Divulgação

SUV compacto

Nem é preciso dizer que os utilitários esportivos compactos continuam em alta no mercado. Se no ano passado haviam sido emplacados cerca de 19 mil SUVs pequenos em fevereiro no mês passado esse volume saltou para mais de 26,6 mil carros. E, para surpresa geral, o líder de 2019 é o Renegade. O Jeep, que andava atrás de HR-V, Creta e Kicks este ano começou à frente com 9,5 mil emplacamentos. Os rivais diretos ainda estão um pouco longe, mas certamente essa disputa deve se equilibrar durante os próximos meses, ainda mais que a Volkswagen está estreando na categoria com o T-Cross.

Picape compacta

O ano começou com domínio absoluto da Strada. Sim, a velha Strada e que deve ganhar uma sucessora em 2020. A picape da Fiat, que havia sentido o golpe da crise, voltou a emplacar bem com 11,3 mil unidades do primeiro bimestre. A Saveiro segue na vice-liderança, mas longe, enquanto a Montana mantém o papel de figurante nesse segmento.

Picape compacta-média

Enquanto não vê novos concorrentes estrearem como a VW Tarok a categoria de picapes compactas-médias continua dominado pela Toro, mas a picape da Fiat começou o ano mais devagar. Com isso, apenas 7,3 mil unidades foram vendidas até fevereiro. No entanto, pode ser algo passageiro à medida que a economia volte a andar após o Carnaval.

Hatch médio

Em decadência, a categoria dos hatches médios até que não teve um início de ano ruim, mas a situação deve piorar com o fim das vendas do Focus nos próximos meses. O Cruze responde por metade dos emplacamentos e o Golf, um quarto deles. A compensação para 2019 é a estreia do novo Classe A que injetou alguma demanda extra por ora.

Chevrolet Cruze Sport6 2019
Chevrolet Cruze Sport6 2019
Imagem: Divulgação

Sedan médio

Já na mira dos SUVs, os sedans perderam o fôlego nos últimos tempos, mas o reflexo atualmente é apenas de estagnação nas vendas. Olhando mais de perto, no entanto, é possível notar que o Corolla, ainda o mais vendido com boa margem, perdeu espaço em relação a 2018. Seu rival tradicional, o Civic, por outro lado cresceu enquanto o Cruze está estável. Quem contribuiu para evitar uma queda foi o novo Jetta que em fevereiro teve 1.248 emplacamentos.

SUV médio

Os utilitários esportivos médios começaram bem 2019 com alta em relação a 2018. Foram dois meses emplacando quase 10 mil unidades. Curiosamente, o Jeep Compass perdeu participação no segmento ao mesmo tempo em que o novo Tiguan Allspace consolidou o 2º lugar. New Tucson e o Equinox vêm na sequência. No entanto, a categoria está bastante pulverizada, com exceção do Jeep.

Picape média

Tradicional categoria no mercado brasileiro, as picapes médias mantém o mesmo cenário do ano passado. A Hilux lidera com a S10 próxima, enquanto a Ranger e a Amarok (futuras irmãs de plataforma) disputam o 3º lugar. Na lanterna, a L200 e a Frontier.

Fiat Strada 2019
Fiat Strada 2019
Imagem: Divulgação

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