Certamente os motivos que fizeram o Onix ser o automóvel mais vendido do Brasil são variados, mas um deles é certo, a central multimídia MyLink. Ao contrário de outras soluções, o sistema da Chevrolet foi o primeiro a nascer integrado de fato com o veículo, além de oferecer uma interface muito parecida com a de um smartphone.

Desde então, as centrais multimídias passaram a ser um item praticamente obrigatório na maior dos veículos novos – embora algumas montadoras ainda insistam em considerá-la um equipamento de luxo.

A boa notícia é que hoje já é possível adquirir um carro de entrada e contar com o recurso, que reúne várias funcionalidades como Bluetooth, sistema de som e conexão com aplicativos de celular.

Confira a seguir as opções mais baratas em 13 marcas que oferecem veículos compactos no mercado brasileiro.

1º - Renault Kwid Intense 1.0 – R$ 41.990

A versão mais equipada do Kwid traz a central MediaNav de série e é com certa margem o modelo mais barato para sair da concessionária com o item. Porém, trata-se de um veículo de dimensões bastante restritas que não vende tanto nessa versão – afinal por um pouco mais é possível levar um concorrente maior.

2º - Hyundai HB20 Unique 1.0 – R$ 45.790 (inclui R$ 1.800 pela central)

A Hyundai tem hoje o hatch compacto mais acessível com central multimídia. A versão Unique do HB20 oferece como opcional a Bluemedia, central com 7 polegadas, conexão com Carplay e Android Auto além de TV digital. Com o item o preço vai de R$ 43.990 para R$ 45.790, valor bastante competitivo. De quebra, é um modelo de dirigibilidade agradável e bom acabamento.

3º - Volkswagen Gol 1.0 – R$ 46.990 (inclui R$ 2.000 pela central)

Já que o up! não possui central e o Polo é um carro bem mais caro, o cliente que quer quiser pagar pouco por um modelo da Volkswagen com central terá de optar pelo Gol. O famoso hatchback pode receber a central por R$ 2.000, além de outros itens do pacote. Com isso, ele é mais caro que o HB20 (R$ 46.990), mas é um modelo que hoje é pouco vendido no varejo.

4º Chevrolet Onix LT 1.0 - R$ 48.690

O pioneiro compacto a oferecer uma central realmente útil hoje é apena o 4º mais barato equipado com ela. Apenas a partir da versão LT o Onix traz a central MyLink já que o Joy, o mais vendido da família, não conta com esse recurso. A MyLink segue como uma das melhores do mercado, com conexão com celulares e aplicativos como o Waze espelhados em sua tela de 7 polegadas.

5º Ford Ka SE Plus 1.0 – R$ 48.990

Renovado na linha 2019, o Ka enfim ganhou uma central multimídia, e que central. A Sync 3 está entre as melhores do mercado, com interface intuitiva e conexão com apps de celular. Mas apenas o Ka SE Plus conta com o recurso por R$ 48.990. Ao menos o cliente terá à sua disposição o bom motor 1.0 de 3 cilindros.

6º Nissan March SV 1.0 – R$ 49.590 (inclui R$ 2.100 pela central)

O March é um raro caso de hatch compacto que vende pouco se comparado ao irmão sedã. Mas se você procura um modelo da Nissan com central a opção mais barata é a versão SV que pode receber o sistema Multi-app por R$ 2.100. Ele traz vários recursos incluindo espelhamento do Waze.

7º Fiat Argo Drive 1.0 – R$ 50.980 (inclui R$ 1.990 pela central)

A Fiat foi uma das últimas marcas a oferecer centrais multimídias em carros de entrada. Em vez disso, vendeu (e ainda vende) rádios com formato de central em modelos como o Mobi e o Uno. Com isso, apenas o Argo traz uma central autêntica, com ampla tela de 9 polegadas, mas apenas como opcional na versão Drive. Por essa razão, não dá para gastar menos de R$ 50.980 para ter o sistema num carro da marca.

8º Citroën C3 Attraction 1.2 – R$ 53.990

O C3 é o “não popular” mais barato do mercado a trazer central multimídia e de série. Por R$ 53.990, é possível comprar a versão de entrada Attraction já com o item incluso, uma boa central de 7 polegadas. Com o eficiente motor 1.2, o hatch da Citroën, no entanto, é um projeto antigo e já cansado. Nesse caso é melhor pagar um pouco mais pelo...

9º Peugeot 208 Active 1.2 – R$ 55.990

...208 da Peugeot. O primo do C3 é um projeto mais atual, com melhor ergonomia e dirigibilidade. Embora a central seja a mesma (assim como várias coisas), o 208 lida melhor com ela. Instalada numa posição elevada e destacada ela nasceu já prevista no projeto, ao contrário do Citroën. Cabe ao interessado, no entanto, avaliar se esses R$ 2 mil a mais compensam.

10º CAOA Chery Tiggo 2 – R$ 59.990

O Tiggo 2 é o primeiro modelo que não é hatch ne sedã compacto a oferecer a central por um preço mais acessível. O aventureiro é oferecido pela CAOA Chery por R$ 59.990 já com o item com tela de 9 polegadas. Pena que a central não conversa com os celulares e tem um funcionamento um pouco complicado. Mas é a chance de sair da concessionária com um veículo mais alto e de aparência off-road.

11º JAC T40 1.5 – R$ 64.690

Rival do Tiggo 2, o T40, da JAC, custa quase R$ 5 mil a mais e também vem equipado com central multimídia. Mas, assim como o Chery, seu equipamento é inferior ao das marcas mais conhecidas no Brasil. O problema dos chineses está em criar interfaces mais intuitivas capazes de serem operadas facilmente.

12º Toyota Yaris XS 1.5 automático – R$ 75.490

Sem contar a Nissan, ter um carro japonês com central multimídia é se preparar para gastar muito dinheiro. A Toyota (assim como a Honda) tratam o equipamento como item de luxo e só disponível em versões mais caras. É o caso do Yaris que apenas na versão XS automática conta com uma central de 7 polegadas. Embora mais barato, os clientes do Etios não merecem tal “honraria’.

13º Honda Fit EX 1.5 automático – R$ 78.300

Assim como sua “rival”, a Honda também pensa que a central multimídia é um item supérfluo. Até mesmo no SUV HR-V o item já chegou a merecer taxa de instalação nas versões mais caras. Mas dá para levar o Fit com o equipamento desde que você esteja disposto a gastar nada menos que R$ 78.300 pela versão EX – sim, no Fit DX ou LX a central é item proibido. E pensar que ela nem é assim uma “Brastemp”...

 
 
Honda Fit 2017
 
Honda Fit
Honda Fit 2017
Renault Kwid 2018
 
Renault Kwid
Renault Kwid 2018
Citroën C3 2018
 
Citroën C3
Citroën C3 2018
Peugeot 208 2017
 
Peugeot 208
Peugeot 208 2017
JAC T40 2018
 
JAC T40
JAC T40 2018
Fiat Argo 2018
 
Fiat Argo
Fiat Argo 2018
Chery Tiggo 2 2018
 
Chery Tiggo 2
Chery Tiggo 2 2018
Hyundai HB20 2018
 
Hyundai HB20
Hyundai HB20 2018
Ford Ka 2019
 
Ford Ka
Ford Ka 2019
Volkswagen Voyage 2019
 
Volkswagen Gol
Volkswagen Voyage 2019
Toyota Yaris 2019
 
Toyota Yaris
Toyota Yaris 2019
Chevrolet Onix 2019
 
Chevrolet Onix
Chevrolet Onix 2019
Central multimídia da Nissan: recurso está cada vez mais popular entre os carros de entrada
 
Central multimídia da Nissan: recurso está cada vez mais popular entre os carros de entrada
Central multimídia da Nissan: recurso está cada vez mais popular entre os carros de entrada
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |