Os carros mais fáceis e baratos para reparar

CESVI Brasil anuncia os campeões em 2016 do Prêmio Car Group
Volkswagen up! 2017

Volkswagen up! 2017 | Imagem: Divulgação

O CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou nesta semana os campeões do Prêmio Car Group. A iniciativa tem como objetivo divulgar os modelos melhor avaliados no índice Car Group, um estudo realizado pela empresa que avalia a facilidade e o custo de reparo de vários modelos divididos por categorias.

O CESVI Brasil recebe uma unidade do veículo para avaliação antes do lançamento e realiza alguns testes de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), associação internacional de centros de pesquisas de seguradoras. As avaliações consistem de testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h) com colisão de 40% da parte dianteira esquerda e 40% da traseira direita.

Depois de cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, bem como uma análise individual das peças envolvidas. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, resultando assim no índice CAR Group. Após um ano, os veículos que mantiveram as melhores médias passam a compor o ranking de vencedores do Prêmio CAR Group, no qual quanto menor a nota, melhor é o índice de reparabilidade.

A Volkswagen foi a marca que mais se destacou no estudo, obtendo cinco troféus. O up! é o campeão pelo terceiro ano consecutivo na categoria hatch compacto. Confira abaixo os campeões do Prêmio Car Group 2016:

Marca/modelo – categoria (de acordo com o CESVI) – CAR Group

Volkswagen up! - hatch compacto – 10
Volkswagen cross up! - hatch compacto off-road – 10
Fiat Bravo – hatch médio – 44
Citroën C3 Picasso – minivan compacta – 33
Volkswagen Saveiro – picape compacta cabine simples – 24
Volkswagen Saveiro – picape compacta cabine dupla – 24
Toyota Etios Sedã – sedan compacto – 17
Nissan Sentra – sedan médio – 38
Volkswagen SpaceFox – station wagon compacta – 18
Peugeot 2008 – utilitário esportivo – 29
Suzuki Jimny – utilitário esportivo off-road – 37