Os planos da Fiat para o Brasil
Depois da Toro, saiba quando o Punto, Palio e demais modelos ganharão novas gerações
Na época da concordata da Chrysler e a consequente investida da Fiat para adquirir a empresa norte-americana, as duas empresas tornaram públicos seus planos de novos produtos para ter a fusão aprovada pelo governo norte-americano e investidores.
Para nossa sorte, na estratégia da marca Fiat o Brasil também apareceu nessa lista e vários planos da marca acabaram por ser revelados.
Curioso que a picape Toro, por exemplo, era prevista ainda para 2015, o que sugere um atraso no cronograma. O mesmo ocorre com o futuro compacto de entrada da marca, que deverá utilizar o nome Mobi, e ser lançado somente neste ano.
Já para o próximo ano, portanto, a Fiat tem nos planos apresentar a nova geração do Punto, que deverá ganhar mais tencologia embarcada, em especial no que diz respeito à conectividade, além de um aumento no tamanho e espaço interno, um ponto negativo da geração atual em especial para os ocupantes do banco traseiro.
Entre o fim de 2017 e início de 2018 estão previstas a chegada da nova geração do Grand Siena. Nos planos revelados pela marca, um inédito “B-CUV”, ou crossover do segmento B (compacto), também está programado para a mesma época. Esse modelo deverá substituir tanto a station wagon Weekend, já com vários anos de mercado, e a minivan Idea.
Já no período entre 2018 e 2019 deverá ser a vez do Palio, um modelo bem importante para a marca, realizar o seu salto de geração. Por fim, quem encerra o ciclo de renovação da gama é o Siena, que ocupa o posto de sedã mais acessível no portfólio da marca e, assim como a Weekend, está carente de uma renovação mais profunda.
Apesar dos bons volumes de venda que regista no Brasil, sendo a marca líder por aqui, a Fiat sabe que não pode ficar atrás em especial em segmentos competitivos como o dos compactos, uma categoria onde ela sabe agradar em cheio. Além dos modelos citados, vale lembrar que o Fiat Tipo revelado na Europa em versões hatch e sedã, é um produto que cairia muito bem por aqui. Ele tem porte médio e ajudaria a marca a conquistar espaço em uma parcela do mercado onde ela não tem boa participação atualmente com o Bravo e o Linea.