Pandemia vai atrasar em quase um ano a estreia do rival da VW para o Jeep Compass

Nome definitivo do modelo, entretanto, será conhecido ainda em 2020
Flagra do projeto Tarek para a América Latina: modelo é o rival da VW para o Jeep Compass

Flagra do projeto Tarek para a América Latina: modelo é o rival da VW para o Jeep Compass | Imagem: José Iván/reprodução internet

Enquanto o Jeep Compass tornou-se um sucesso de público por aqui e ainda não tem um rival direto com produção local, parece que o SUV montado em Goiana (PE) ainda terá uma vida tranquila por um bom tempo.

Segundo relata o Argentina Autoblog, o CEO da Volkswagen no país vizinho, Thomas Owsianski, revelou em uma coletiva virtual que o lançamento do SUV médio até então conhecido pelo nome de projeto "Tarek" ficará mesmo apenas para maio do ano que vem. O motivo da decisão, acrescenta o executivo, ficou por conta dos dois meses de paralisação da unidade industrial de Pacheco devido à pandemia desencadeada pelo novo coronavírus. 

Volkswagen Tharu
Acima o Volkswagen Tharu vendido na China
Imagem: Reprodução

Uma boa notícia, contudo, vai para o fato de que finalmente vamos conhecer o nome definitivo do SUV por volta do mês de julho deste ano. Hoje em dia, o utilitário esportivo em questão é vendido como Volkswagen Tharu na China, porém o SUV produzido na Argentina contará não só com um novo nome como também peculiaridades de design em linha com as preferências do público local. Na Rússia e México, o nome do SUV será o mesmo a ser aplicado por aqui.

Posicionado entre o T-Cross/Nivus e o Tiguan Allspace em termos de tamanho e preço, o SUV médio fruto do projeto Tarek deverá chegar ao mercado brasileiro com uma configuração mecânica única, no caso o motor 1.4 TSI flex trabalhando em conjunto com a transmissão automática de 6 marchas. Não está nos planos uma variante com tração integral para o SUV, apesar do Jeep Compass oferecer tal recurso em suas versões diesel.

A unidade da VW em Pacheco voltou a operar nesta semana e trabalha com apenas um turno e 1.500 funcionários produzindo um ritmo de 110 unidades diárias. Por lá é produzida a picape Amarok, sendo que algumas unidades pré-série do projeto Tarek também serão montadas nesse reinício de atividades no local.

Flagra do projeto Tarek para a América Latina: modelo é o rival da VW para o Jeep Compass
Flagra do projeto Tarek para a América Latina: modelo é o rival da VW para o Jeep Compass
Imagem: José Iván/reprodução internet

Assine a newsletter semanal do AUTOO!