Para sobreviver, perua SpaceFox ganha novo visual

Volkswagen SpaceFox e SpaceCross receberam ainda mudanças no acabamento e novo motor 1.6 de 120 cavalos

Volkswagen SpaceFox 2016 | Imagem: Divulgação

Cerca de oito meses após a estreia do Fox em sua versão reestilizada, a Volkswagen anunciou a chegada da perua SpaceFox e também da versão com visual aventureiro, a SpaceCross na linha 2016, com as mesmas novidades encontradas no hatch. Ambos os modelos receberam alterações no visual, interior com ligeiras modificações e conjunto mecânico renovado.

A demora em mudá-las demostra como o segmento de peruas anda esquecido pelas marcas no Brasil. Juntamente com a Weekend, da Fiat, a SpaceFox é uma das últimas sobreviventes da categoria, que perdeu espaço na preferência do consumidor após a chegada das minivans e, recentemente, dos utilitários esportivos.

Na parte estética, o novo SpaceFox recebeu uma dianteira com desenho mais agressivo, com direito a faróis redesenhados, grade com dois filetes cromados, para-choque dianteiro com nova tomada de ar e suporte dos faróis de neblina, lanternas traseiras com novo desenho (inspiradas no Touareg) e para-choque traseiro com novo elemento horizontal e retrorrefletores integrados. O Volkswagen SpaceFox 2016 está disponível em duas versões de acabamento: Comfortline, de entrada, e Highline, topo de linha.

O primeiro modelo vem equipado com o velho conhecido motor 1.6 litro 8V de 104 cavalos de potência, a 5.250 rpm, e 15,6 kgfm de torque, a 2.500 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Segundo da VW, a perua vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h. Há ainda a opção de câmbio automatizado i-Motion (que inclusive recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico), que atinge os 100 km/h em 11,8 s.

Entre os itens de série, o Volkswagen SpaceFox Comfortline traz rodas de aço com calota “Samba” de 15 polegadas (as rodas de liga-leve “Jazz” são opcionais), direção elétrica, ar-condicionado, sistema de som, trio elétrico, retrovisores com sistema tilt down, volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisores com luz indicadora de direção, computador de bordo I-System, faróis e lanternas de neblina e banco traseiro rebatível e corrediço.

Como opcional, o modelo oferece faróis de neblina com sistema de conversão estática (que aciona o farol de neblina, iluminando o trajeto em curvas fechadas e de baixa velocidades), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e também teto solar elétrico.

A versão mais cara da perua, no entanto, vem dotada do novo bloco 1.6 litro 16V, com bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas e comando de admissão variável, que rende até 120 cv, a 5.750 rpm, e 16,8 kgfm, a 4.000 rpm (85% do torque está disponível já a partir de 2.000 rpm), com transmissão manual de seis velocidades ou i-Motion. A marca diz que o SpaceFox Highline acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge máxima de 191 km/h.

Como itens de série, o SpaceFox Highline adiciona volante multifuncional com revestimento em couro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, rodas de liga-leve de 15 polegadas (há rodas aro 16 como opcional), lanternas traseiras escurecidas e pedaleiras esportivas.

No interior, a versão dispõe ainda de volante do novo Golf Highline e tapetes com fixação no assoalho. Como opcional, a Volkswagen oferece o sistema de som RNS 315, com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas e navegador GPS, controle eletrônico de estabilidade e de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistência de partida em rampas e sistema de assistência à frenagem.

Visual off-road

O SpaceCross, por sua vez, segue a linha do novo CrossFox. As rodas são as novas “Soul” de 15 polegadas, com pneus 205/55 R15. Por dentro, o modelo traz pedaleiras em alumínio, soleiras internas com o nome do carro e bancos em tecido com malharia “Kecil” cinza e inscrição Cross nos dianteiros.

O motor da perua “aventureira” é o 1.6 16V de até 120 cv. Há ainda freios ABS com função off-road, que integra o pacote do controle de estabilidade, oferecido como opcional. Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas. Através do botão off-road no painel, o software do controle do ABS e do ESP provoca um curto travamento da roda, criando uma pequena “cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.

Nos itens de série, em comparação com o SpaceFox Highline, o novo Volkswagen Space Cross inclui faróis com sistema “coming & leaving home”, controle de cruzeiro, sensor de chuva e de luminosidade e retrovisor interno eletrocrômico.

Confira abaixo a tabela de preços dos novos SpaceFox e Space Cross:

SpaceFox Comfortline – R$ 58.590
SpaceFox Comfortline i-Motion – R$ 62.090
SpaceFox Highline – R$ 64.490
SpaceFox Highline i-Motion – R$ 67.990

Space Cross – R$ 69.690
Space Cross i-Motion – R$ 73.190 

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