Com um agitado cronograma de lançamentos para este ano, a MINI se atrapalhou e deixou cair na internet os esquemas de patente do Paceman, um dos próximos modelos da marca a estrear. Antecipado em formato conceitual no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, neste ano, o modelo da versão final é aguardado para o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro a seguir. Quem conseguiu as imagens em primeira mão foi o website norte-americano Carscoop.

E como as figuras sugerem, o Paceman de produção segue fiel às ideias propostas no protótipo em Detroit, que foi a primeira versão duas portas do SUV Countryman, já à venda pelo mundo. As portas correm além da coluna B do carro, sendo bem maiores que as do modelo 4P. Isso dá ao veículo um ar mais esportivo. Além desses elementos, estão presentes também nas patentes o acabamento diferenciado nas maçanetas, que no Salão americano eram de couro.

MINI Paceman
Reprodução/Carscoop 

Paceman é a versão duas portas do jipinho Countryman, que já vendido no Brasil

É provável que o Paceman definitivo tenha o mesmo conjunto mecânico do Countryman, que na versão a gasolina é impulsionado pelo bloco 1.6 turbo de até 175 cavalos de potência e opções de câmbio manual ou automático. Não só este novo modelo, a MINI também lançará em Frankfurt o Coupe e o Roadster, as novas versões do compacto Cooper.

Thiago Vinholes

|