Que o Jeep Compass é um sucesso de público desde o lançamento isso ninguém pode negar. Vários atributos colaboraram para que o modelo se tornasse o SUV mais vendido do Brasil em 2017, um feito notável já que o Compass alcançou o topo da preferência nacional ainda em seu primeiro ano de mercado. O conjunto equilibrado e o visual acertado de sua carroceria, a oferta de motorização diesel e, por que não, o próprio apelo que a marca Jeep ainda tem por aqui somado à produção nacional, fizeram as vendas do Compass decolar a partir do momento em que ele chegou às concessionárias.  

Mas se você tem hoje entre R$ 100.000 e R$ 165.000, faixa de preço em que o Compass atua de forma mais intensa, é interessante olhar para as boas opções que podemos encontrar no mercado de SUVs médios, segmento que está ganhando cada vez mais força por aqui e está passando por uma saudável renovação.

Chevrolet Equinox

Começando nossa lista com um modelo que chegou causando uma boa impressão, o Chevrolet Equinox é uma excelente alternativa ao Jeep Compass sobretudo se você considera as versões flex do Jeep.

O Equinox chegou ao mercado inicialmente apenas na versão Premier, que mesmo assim já ostentava um excelente custo-benefício. Hoje ela encontra-se tabelada em R$ 155.990 e traz uma robusta lista de equipamentos de série, com destaque para o sistema de frenagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa, 6 airbags, banco do motorista com alerta de segurança e regulagem inteligente, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sensor de movimento, teto solar elétrico panorâmico, sistema de som premium com alto-faltantes Bose, alerta de colisão frontal e trafego cruzado, assistente de estacionamento semi-automático, faróis de LED inteligentes de alta intensidade e os assistente de descida e aclive. Ponto importante é que o Equinox Premier conta com tração integral.

Não demorou muito tempo, contudo, para a GM notar que ainda poderia conferir mais competitividade para o Equinox e lançou pouco tempo depois aqui no Brasil o modelo em sua versão LT, hoje nas concessionárias por R$ 137.490. Em relação ao Premier, o Equinox LT perdeu alguns equipamentos mais avançados de tecnologia embarcada, como os alertas de ponto cego e movimentação traseira, as rodas de liga leve passam a contar com aro 18” (aro 19” no Premier), e, o que é mais significativo, o Equinox LT passa a oferecer tração apenas nas rodas dianteiras.

De qualquer forma, o Chevrolet Equinox LT aproxima-se em termos de preço com o Compass Limited 2.0 flex, hoje nas lojas por R$ 136.990, e, em ambos, você vai encontrar nível de equipamentos semelhante.

O ponto que mais favorece o Equinox é o seu conjunto mecânico. Com o mesmo motor 2.0 turbo ofertado inclusive no Camaro nos EUA, o Equinox importado para o Brasil chega com 262 cv e 37 kgfm de torque, porém aceita apenas gasolina. Atuando em conjunto com um excelente câmbio automático de 9 marchas, com trocas muito suaves e rápidas, o Equinox consegue acelerar de 0 a 100 km/h em animadores 7,6 segundos. O Chevrolet aceita apenas gasolina, sendo que suas médias de 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada podem ser consideradas boas considerando o nível de desempenho que o Equinox entrega. O Compass Limited, utilizando gasolina, alcança 100 km/h em 10,9 segundos e registra médias, também com gasolina, de 8,8 km/l em ciclo urbano e 10,8 km/l em rodovias.

Peugeot 3008

Em sua nova geração, o Peugeot 3008 ganhou um caráter mais SUV e menos crossover, embalado por uma bela carroceria e um padrão de acabamento interno que se destaca pela ousadia e capricho na execução.

Aqui no Brasil, o 3008 recentemente passou a ser comercializado em duas versões, ambas sempre com o eficiente motor 1.6 THP, com turbo e injeção direta, e câmbio automático de 6 marchas. Em sua versão Griffe, com preço sugerido em R$ 145.990, o 3008 conta com um excelente pacote de equipamentos, também similar ao do Compass Limited.

O 1.6 THP em sua aplicação para o 3008 entrega 165 cv e 24,5 kgfm de torque, sendo que suas médias de consumo ficam em 9,2 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada somente com gasolina, único combustível aceito por ele.

Estão presentes no 3008 Griffe a segurança dos 6 airbags e os controles de tração e estabilidade, teto panorâmico, rodas de liga leve aro 19”, faróis com iluminação integral por LED, carregamento de smartphones por indução, central multimídia, ar-condicionado com duas zonas e bancos dianteiros com ajuste elétrico e até massageador para o motorista.

Recentemente a Peugeot também passou a importar o 3008 Griffe Pack de R$ 154.990, que agrega um bom pacote de itens de tecnologia, com destaque para o piloto automático adaptativo, farol alto com comutação de facho automática, alerta e correção de permanência em faixa, sistema de ponto cego ativo, dentre outros.

O 3008 atual herda de sua primeira geração o bom comportamento dinâmico. Ele poderia oferecer um pouco mais de espaço na cabine, sobretudo para os passageiros do banco traseiro, onde eles encontrarão uma área bem melhor no Equinox, por exemplo, porém o 3008 mira claramente em clientes que prezam por um nível de sofisticação mais elevado em termos de visual e acabamento interno, algo tipicamente encontrado nos carros franceses. É uma boa opção a ser considerada se esse é o seu caso.

Hyundai New Tucson

Montado no Brasil assim como o Compass, o Hyundai New Tucson também traz um pacote muito interessante. Ele é oferecido em três versões, partindo de R$ 132.900 na configuração GL. Nessa opção ele conta com rodas de liga leve aro 18”, central multimídia, 6 airbags, ar-condicionado automático digital, banco do motorista e do passageiro com regulagens elétricas, revestimento interno de couro, dentre outros recursos, portando tudo o que se espera de um modelo nessa segmentação de mercado.

A configuração intermediária GLS, tabelada em R$ 140.970, traz para o New Tucson itens como o teto solar panorâmico, lanternas traseiras com iluminação por LED, painel de instrumentos com tela de 4,2”, dentre outros. Já a topo de linha Limited, com valor sugerido de R$ 159.600, reforça os itens de conforto com abertura elétrica da tampa do porta-malas incluindo sensor de presença, faróis direcionais de LED, alerta de ponto cego, luz diurna também por LED, luzes de cortesia nos retrovisores e maçanetas, dentre outros.

Assim como o Equinox, o New Tucson também oferece uma cabine muito espaçosa e um bom porta-malas de 513 litros, superando, com folga inclusive o compartimento do Compass de 410 litros.

Em termos de acabamento, o New Tucson está muito mais para o Equinox do que o 3008, com uma cabine muito bem montada, porém sem um visual muito arrojado.

Assim como os demais modelos aqui reunidos, o conjunto mecânico do New Tucson também traz o que há de mais recente na busca por maior eficiência. Seu motor é um 1.6 turbo com injeção direta que entrega 177 cv e 27 kgfm de torque. Assim como Equinox e 3008, ele só trabalha com gasolina. O câmbio é uma transmissão de dupla embreagem com 7 marchas que trabalha muito bem com o 1.6 turbo, oferecendo respostas dinâmicas interessantes ao Hyundai. Ele pode não surpreender como o Equinox, mas está alinhado com o 3008 e se sai bem melhor que o Compass flex em termos de desempenho e economia de combustível. Suas médias oficiais, com rodas aro 18”, ficam em 10,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.

Dentre os modelos reunidos aqui, o ano de 2018 começou favorável para o Chevrolet Equinox. Em janeiro, o Chevrolet vendeu 392 unidades, seguido pelo Hyundai New Tucson com 356 e o Peugeot 3008 com 216 unidades. De qualquer forma, desse excelente trio o Equinox parece ser aquele que em suas duas versões consegue trazer uma singular combinação entre desempenho notadamente esportivo, um interior versátil e espaçoso e custo-benefício bem planejado pelo time da GM. Portanto uma ótima alternativa se você está considerando as versões intermediárias do Jeep Compass.

O que mais virá por aí

Vale a pena destacarmos que o segmento de SUVs médios acima de R$ 100.000 vai ganhar reforços importantes em breve. Para março, está prevista a estreia da nova geração do Volkswagen Tiguan aqui no Brasil. Ele desembarca em sua inédita configuração 7 lugares, com motorização 2.0 turbo e tração integral. Ainda neste ano também deveremos ter a chegada do Honda CR-V completamente renovado, outro modelo que passou por ótimas evoluções de maneira geral. Se você não tem urgência em adquirir seu próximo SUV médio, seguramente são modelos que vale a pena esperar. 

 
 
Hyundai New Tucson 2017
 
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai New Tucson 2017
 
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai New Tucson 2017
 
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai New Tucson 2017
 
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai New Tucson 2017
 
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai New Tucson 2017
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Chevrolet Equinox 2018
 
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
 
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
 
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
 
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
 
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
 
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
 
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
 
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
 
Chevrolet Equinox 2018
Chevrolet Equinox 2018
Peugeot 3008 2018
 
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
 
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
 
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |