Peugeot e Citroën vão dobrar número de concessionárias

Marcas do Grupo PSA terão 364 revendas daqui a quatro anos na tentativa de recuperar os 5% de participação no mercado
Citroën C4 Cactus 2019

Citroën C4 Cactus 2019 | Imagem: Divulgação

As francesas Peugeote Citroën anunciaram um plano audacioso para o Brasil: duplicar a quantidade de concessionárias em quatro anos. Parece propaganda de campanha política, ainda mais por fazer parte do plano "Virada Brasil", com a meta de atingir 5% do mercado brasileiro já em 2021. Assim, a PSA pretende ter 364 revendas, sendo 182 para cada marca.

Em 2019 o crescimento será de 30%, considerando as lojas atuais: aumento de 189 para 245 concessionárias. A inauguração da Paris Rio, na Barra da Tijuca (RJ), que aconteceu no início de março, e da La Cité, aberta em Maceió (AL) na última quinta-feira, são bons exemplos dessa nova fase.

O plano "Virada Brasil" tem três objetivos: crescer pensando na sustentabilidade, de forma perene e buscando a satisfação do consumidor. Além disso, as marcas querem conquistar mais consumidores com a qualidade de seus produtos. Com isso o Grupo PSA já conta com a chegada dos produtos Peugeot 2008, 3008 e os Citroën C4 Cactus e C4 Lounge. “Definimos novos padrões no Brasil, olhando, principalmente, a satisfação e encantamento de nossos clientes. Agora, com o anúncio de expansão e abertura de novos pontos, vamos conquistar os consumidores com experiências únicas, que partem da mais alta qualidade de nossos produtos e serviços”, destaca Ana Theresa Borsari, que comanda a operação no Brasil. “Soubemos ler o que o cenário econômico nos mostrava e aproveitamos a oportunidade de mudança para também ouvir o consumidor. Tudo isso foi muito importante para construir um plano voltado para atender a um público cada vez mais exigente em todos os aspectos, mas sem perder competitividade e levando em conta a sustentabilidade do negócio”, completa.

Isso fará com que os times das duas fabricantes se una nas concessionárias, facilitando o trabalho e otimizando burocracias: “Estávamos atentos à grande transformação que a rede de distribuidores passou na Europa e tínhamos justamente este grande diferencial para utilizar aqui: um modelo de concessionária bi marca, com uma só estrutura, mas concebida com espaço e linguagem visual distintos, de acordo com as identidades e concepção única dos produtos de cada marca. O cliente que cruzar o pórtico azul da Peugeot, ou que for recebido no lounge da Citroën, pode ter a certeza que receberá produtos e serviços de qualidade superior”, explica o Diretor de Desenvolvimento da Rede, Marcelo Merani.

E quem pode sair ganhando é o cliente: a recompra de um Peugeot ou Citroën pela rede de concessionárias garante até 85% do valor da tabela FIPE na troca por um zero quilômetro. A PSA afirma que 25% dos novos automóveis são adquiridos através desses programas, Renova Peugeot e Novo de Novo Citroën.

Nota do editor:

Presença cada vez menos relevante

Apesar de positivo, o anúncio da PSA esconde o fato de que as duas marcas já tiveram até mais do que 5% de participação no Brasil. Desde 2011, no entanto, Peugeot e Citroën somadas têm perdido espaço no mercado brasileiro ano a ano. Com exceção de 2016, a tendência tem sido de "ladeira abaixo", como revela o gráfico acima. Em 2019, graças ao lançamento do C4 Cactus, a participação voltou a superar 2% até março, mas é muito pouco para duas marcas bastante conhecidas do brasileiro.

Em que pese toda o discurso de qualidade no pós-venda, o consumidor não parece ter notado essa mudança de postura ainda. As duas marcas também estão com o portfólio desfalcado. Enquanto a Citroën tem 55% das suas vendas graças ao Cactus, na Peugeot o hatch 208 e o SUV 2008 respondem por dois terços dos emplacamentos. A atuação no segmento de comerciais leves ainda é modesta e faltam modelos em segmentos importantes como o de sedans compactos onde a PSA preferiu não entrar.

Mais que pontos de vendas, Peugeot e Citroën precisam é de produtos, bom preço e uma garantia e pós-venda muito mais agressivos para virar o jogo.

Ricardo Meier

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa