Peugeot prepara o novo 4008 para estrear em 2020

Novidade será uma variante com visual mais esportivo em relação ao 3008
Acima a geração mais recente do Peugeot 4008 revelada na China em 2016

Acima a geração mais recente do Peugeot 4008 revelada na China em 2016 | Imagem: Divulgação

No mundo dos SUVs, as montadoras estão cada vez mais dispostas a se cercar de todas as possibilidades dentro do segmento. Categoria que mais cresce nos principais mercados do mundo, eles são veículos fundamentais para agradar um amplo leque de clientes.

Quem trata de conferir cada vez mais atenção ao segmento é a Peugeot. Segundo rumores da imprensa especializada europeia, a francesa trabalha a passos largos para concluir a nova geração do 4008, que está prevista para estrear globalmente em 2020.

O SUV foi lançado em 2012 para atender mercados pontuais, onde havia grande demanda por utilitários esportivos de porte médio, e ganhou uma atualização na China em 2016. O país passou a ser o principal foco do modelo a partir de então. 

Agora, porém, a Peugeot prepara passos mais ousados e globais para o 4008, que deverá ganhar uma nova geração com um aspecto mais esportivo, à la cupê, para se posicionar como uma alternativa entre o 3008 e o familiar 5008, este com capacidade para 7 passageiros e que chegará ao Brasil neste ano. 

O futuro Peugeot 4008 2020 deverá utilizar a plataforma modular EMP2, que dá vida aos projetos mais recentes da PSA, porém com acertos mais dinâmicos de chassi e suspensão, com o objetivo de realçar a proposta mais esportiva que o visual do modelo vai inspirar.

O novo 4008 ainda deverá contar com o 1.6 THP sob o capô, porém o crossover terá o incremento de interessantes opções híbridas. Uma primeira vertente será o motor 1.6 THP trabalhando em conjunto com um motor elétrico posicionado no eixo dianteiro, que deverá resultar em uma potência combinada por volta de 240 cv. Já uma outra opção mais arrojada deverá trazer ao modelo dois motores elétricos, um em cada eixo, que permitirá uma potência total de cerca de 300 cv, porém certamente com um alto nível de torque a baixas rotações graças aos motores elétricos.

Tendo em vista que a Peugeot já importa o 3008 ao Brasil e o 5008 está com tudo certo para chegar às concessionárias do país, é correto apostar que o novo 4008 seria uma pedida interessante para nosso mercado. Com uma proposta mais descolada do 3008, passando a oferecer uma pegada bem mais esportiva, o 4008 deverá se tornar um produto bem original dentro da gama Peugeot.