Picape ''Toro da Jeep'' é cogitada por chefão da marca

Com o mercado de picapes menores em alta até nos EUA, marca reconhece interesse em modelo menor que a Gladiator
Designer Kleber Silva imaginou uma picape compacta-média tendo como base o Renegade

Designer Kleber Silva imaginou uma picape compacta-média tendo como base o Renegade | Imagem: Kleber Silva

Enquanto ainda aguardamos o lançamento da Ford Maverick, a Fiat Toro continua reinando praticamente sozinha no segmento das picapes intermediárias. A novidade da marca do oval azul teve uma série de imagens vazadas no ano passado, revelando um pouco do que se pode esperar da caminhonete, que será fabricada no México.

Neste momento, o mercado de picapes menores também está obtendo sucesso entre os norte-americanos, com a Ford Ranger mostrando relativo sucesso nos EUA. Com isso, mais montadoras estão de olho neste filão e uma delas seria a Jeep, que viu uma boa recepção para a sua Gladiator, caminhonete pequena (para os padrões dos EUA) baseada no Wrangler.

Em entrevista ao site australiano Carsales, Christian Meunier, chefe global da Jeep após a formação da Stellantis, afirmou que a marca considera a introdução de uma nova picape menor que a Gladiator. No entanto, não quis dar muitas expectativas, dizendo que “tudo é possível, mas não vejo um grande mercado para isso”.

Tal picape “pequena” da Jeep seria uma alternativa à Fiat Toro para o mercado norte-americano, onde a italiana tem dificuldades de conquistar o público. A publicação australiana lembra ainda que Stellantis pode ter como alternativa a RAM Dakota, que seria baseada na Jeep Gladiator, mas mais focada no trabalho. Outra opção seria oferecer uma variante da RAM 750 nos EUA. Para quem não a conhece, trata-se da Fiat Strada fabricada no Brasil e exportada para o México com outro nome. 

Jeep Comanche

Cinco anos atrás, a Jeep flertou com a ideia de uma picape compacta e criou o conceito Comanche, na verdade, uma variação com caçamba do SUV Renegade. A modificação era parte de uma ação de marketing da Mopar e da Jeep Performance Parts, que transformaram o utilitário esportivo em caminhonete introduzindo um entreeixos 15 cm mais longo além de trocar o teto rígido por uma capota de lona.

O resultado final agradou, mas nunca foi considerado como uma possibilidade de produção em série, mas pode ter ajudado os designers da marca a estudar com mais atenção essa proposta.

 

Designer Kleber Silva imaginou uma picape compacta-média tendo como base o Renegade
Designer Kleber Silva imaginou uma picape compacta-média tendo como base o Renegade
Imagem: Kleber Silva