Rival do Jeep Compass: seria interessante um VW Taos elétrico no Brasil?

Plataforma do modelo produzido na Argentina também pode receber o conjunto motriz não poluente
Volkswagen Taos 2021

Volkswagen Taos 2021 | Imagem: Divulgação

Notícia interessante surgiu na China e, de certa forma, também pode trazer impactos para nossa região.

A Volkswagen revelou na potência asiática o e-Tharu, variante 100% elétrica do SUV que é praticamente um irmão de projeto em relação ao Taos. Revelado globalmente no mês passado, o Taos é a resposta da VW para incrementar a concorrência em relação ao Jeep Compass. Ele será produzido na Argentina para abastecer o mercado local e demais países vizinhos, incluindo o Brasil, a partir de 2021.  

Vale destacar que o chinês Tharu e o Taos, que será fabricado também no México para os países da América do Norte, compartilham a plataforma MQB e diversos traços em comum, mudando apenas particularidades de design e adaptações técnicas específicas para determinadas regiões. 

O e-Tharu chinês conta com um propulsor elétrico de 136 cv e um generoso torque de 29,5 kgfm. A autonomia do modelo fica em torno de 315 km.

A China tornou a adoção de veículos elétricos praticamente uma política de estado, uma vez que o país tem como meta tornar-se menos dependente do petróleo. Logo, é natural que os veículos comercializados por lá ganhem cada vez mais opções 100% elétricas. 

Acima detalhe do elétrico e-Tharu apresentado na China
Acima detalhe do elétrico e-Tharu apresentado na China
Imagem: Divulgação

Extremamente versátil, a plataforma MQB que sustenta o projeto do Taos globalmente pode acomodar variantes híbridas e demais tecnologias de propulsão alternativa. 

Resta saber se o custo de um eventual Taos elétrico, seja do ponto de vista de produção bem como da venda aos consumidores finais, seria suportado pelas condições econômicas de nossa região. O que pode facilitar é o fato do Taos atuar em um segmento que permite trabalhar com preços mais elevados. Uma variante 100% elétrica do SUV seria, inegavelmente, um diferencial para a Volkswagen no mercado.

Vale lembrar que até o momento contamos com apenas uma opção de SUV médio puramente elétrico no Brasil quando levamos em conta as marcas generalistas. A JAC importa o iEV60 ao Brasil por R$ 229.900. O modelo conta com 150 cv e autonomia para 380 km. Entre os híbridos, por sua vez, o Toyota RAV4 parte de R$ 229.990 e figura como opção para quem deseja um utilitário esportivo com mecânica eletrificada e tração integral. A Jeep também tem nos planos para o Brasil a importação do Compass 4xe, a versão híbrida plug-in do modelo que oferece alcance de aproximadamente 50 km operando apenas no modo elétrico. 

Volkswagen Taos 2021
Volkswagen Taos 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!