Pneu bom é pneu calibrado

O monitoramento de pressão dos pneus lembra o motorista a manter os
Pneu

Pneu | Imagem: Reprodução internet

Pneus calibrados com a pressão correta é condição fundamental para extrair o melhor desempenho do carro, evitar maires problemas com manutenção e desgaste excessivo de peças, além de economizar combustível. Mas como sabemos se a pressão está correta? Foi pensando nisso que nasceu o monitoramento de pressão dos pneus.

Essa tecnologia verifica a pressão dos pneus individualmente e avisa o condutor, através de luz no painel, se alguma pressão estiver fora dos padrões indicados pela montadora. Cada conjunto de roda está equipado com um sensor de pressão, que fica localizado na haste da válvula, encoberto pelo pneu, impedindo a sua visualização. Por isso é importante ter cuidado na hora de trocar o pneu para não danificar o sensor.

Quando a luz indicadora de falha acender, procure imediatamente um local para calibrar os pneus. Lembre-se que dirigir com pneus descalibrados pode acarretar em maior consumo de combustível, dificuldades na dirigibilidade e redução da vida útil dos pneus.

Apesar da presença do monitoramento de pressão, nunca é demais checar visualmente a condição dos pneumáticos e sempre calibrar de acordo com a pressão indicada no manual do proprietário. O ideal é calibrar os pneus a cada duas semanas e sempre frios.

Quando precisar trocar o pneu do carro, é necessário repor o sistema de monitoramente, garantindo que ele funcione da maneira correta. Se isso não for feito, a luz indicadora no painel permanecerá acesa. Se o sistema estiver em condições perfeitas e mesmo assim a luz continuar acesa, leve até a sua oficina de confiança e peça para o reparador checar todo o sistema.