Ainda não é possível enxergar uma virada, mas uma coisa é fato: os novos hatches compactos Polo e Argo já causam prejuízo para os três modelos mais vendidos do segmento, o Onix, HB20 e Ka. O Autoo fez um levantamento com todos os hatches pequenos, incluindo o ‘aventureiro’ Kwid até os mais sofisticados e constatou que os líderes perderam mais de 3% de participação entre 2017 e 2018.

Parece pouco mas não é. Cada ponto percentual representa entre 1,2 mil e 1,3 mil unidades, mais do que vende o Citroën C3, por exemplo. Curiosamente, Onix, HB20 e Ka estão vendendo mais em 2018, porém, abaixo da média da categoria e isso se traduz em perda de participação.

O maior beneficiário dessas mudanças é mesmo o Polo. O novo hatch da Volkswagen começou o ano na 4ª posição em vendas e já tem 8,6% do mercado. O mais interessante na performance do modelo é que ele não roubou tantos clientes de seus “irmãos”. Fox e up! perderam espaço, mas o Gol subiu de vendas. O resultado é que a Volkswagen supera a Chevrolet nos emplacamentos de hatches compactos somados já que a marca americana só tem o Onix em seu portfólio (23% contra 21,4%).

O caso da Fiat é inverso. O Argo tem mostrado ter uma boa aceitação, porém, ao retirar vários modelos de linha como o Palio e Punto, e ver o Uno perder espaço, a montadora quase não cresceu em números absolutos. Com isso sua participação caiu de 15,1% para 14%.

A Renault, por outro lado, se recuperou em fevereiro. Ao lançar o pequeno Kwid, a marca passou a atuar numa faixa de preço mais em conta, mas o Sandero perdeu enorme espaço deixando a montadora numa situação complicada. O Kwid teve um bom mês de fevereiro e conseguiu aumentar a fatia da sua marca para 9,3%.

Mais perdedores

Não foram apenas os três hatches mais vendidos que cederam espaço às novidades. Também modelos de vendas modestas estão em baixa no mercado. O Fiesta é um deles, mesmo após seu leve facelift. A Nissan também tem visto o March caindo pela tabelas: 30% a menos que no ano passado.

O futuro parece um tanto imprevisível entre os hatches compactos. A Chevrolet, Hyundai e Ford não devem ficar paradas esperando a concorrência avançar, mas será difícil segurar a onda com mais modelos chegando ao mercado brasileiro como o hatch Yaris, da Toyota, ou o Kia Rio, prometido para o segundo semestre.

Trata-se, no entanto, de uma boa notícia. O segmento de hatches pequenos sempre foi um ambiente de poucas mudanças e muita tradição, o que não combina com inovação e tecnologia. Que venham novos líderes para serem derrubados o mais rápido possível.

Veja o ranking de vendas dos hatches compactos em 2018

 

 
 
Fiat Argo 2018
 
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
Ford Ka 2018
 
Ford Ka 2018
Ford Ka 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Renault Kwid 2018
 
Renault Kwid 2018
Renault Kwid 2018
Hyundai HB20 2018
 
Hyundai HB20 2018
Hyundai HB20 2018
Chevrolet Onix 2018
 
Chevrolet Onix 2018
Chevrolet Onix 2018
Argo e Polo já causam algum estrago nas vendas do Onix, HB20 e Ka
 
Argo e Polo já causam algum estrago nas vendas do Onix, HB20 e Ka
Argo e Polo já causam algum estrago nas vendas do Onix, HB20 e Ka
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |