Por apenas 12 carros, Mobi rouba 2º lugar do HB20 em abril

Ranking de vendas do mês passado terminou com Strada e Fiat disparadas na liderança
Mobi tirou a vice-liderança do HB20 por 12 veículos

Mobi tirou a vice-liderança do HB20 por 12 veículos | Imagem: Divulgação

A Fiat não conseguiu emplacar três modelos entre os mais vendidos de abril, mas ao menos empurrou o HB20 para o 3º lugar. O autor da façanha foi o compacto Mobi, que superou o Hyundai por apenas 12 carros – 6.861 contra 6.849 unidades.

Como era esperado, os emplacamentos de abril apresentaram queda por conta da paralisação na produção de várias montadoras, mas o resultado geral não foi tão ruim: segundo dados preliminares, tivemos cerca de 164 mil veículos vendidos. Trata-se de um resultado quase 220% superior ao de abril de 2021, o fundo do poço do mercado desde o surgimento da pandemia do Covid-19.

As principais marcas da Stellantis, aliás, têm conseguido lidar melhor com as restrições econômicas e sanitárias em 2021. No mês passado, a Fiat acabou perdendo um pouco do ritmo de março, mas foi a marca de grande volume menos afetada, com redução de 2 mil unidades emplacadas. Suas rivais Volks e Chevrolet sentiram mais o baque.

Por outro lado, a Jeep e a Citroën até cresceram enquanto a Peugeot teve uma leve queda, ainda num patamar bom.

Por falar em marca que cresceu, a Toyota consolidou o 5º lugar no ranking graças ao novo Corolla Cross. O SUV médio teve 1,9 mil emplacamentos, bem longe do líder Compass (5.504), mas suficiente para colocá-lo na lista de 30 veículos mais vendidos de abril.

A briga Jeep-Toyota promete afinal as duas não só agora são rivais diretas como ocupam posições parecidas no ranking.

Fiat Strada 2021
Fiat Strada 2021
Imagem: Divulgação

Onix cai e Ford tem pior resultado do ano

Como o AUTOO antecipou, a disputa pela vice-liderança foi intensa já que a Strada sobrou, batendo seu recorde no ano (12.581 unidades emplacadas).

Nada menos que seis modelos ficaram separados por apenas 460 veículos. Além do Mobi (2º) e HB20 (3º), tivemos a Toro (6.682 unidades), Renegade (6.634), Gol (6.420) e Onix, com sua pior posição na história, um doído 7º lugar.

Para se ter uma ideia do domínio da Stellantis, seis dos 10 modelos mais vendidos pertencem ao grupo.

Em situação oposta, a Ford teve seu volume mais baixo de emplacamentos – 3.549 unidades – que a manteve na 10ª posição do ano. Ainda com estoque de Ka e EcoSport, a marca americana pode manter uma distância razoável da CAOA Chery, mas essa gordura está perto de acabar.

Confira nossas páginas especiais do ranking de vendas:

Marcas mais vendidas em 2021

Veículos mais vendidos em 2021

SUVs médios mais vendidos em 2021