Por baixa procura, Toyota Yaris deixa de ser oferecido na Índia

Proposta do modelo não foi bem aceita no país asiático
Acima detalhe do Toyota Yaris comercializado na Ásia

Acima detalhe do Toyota Yaris comercializado na Ásia | Imagem: Divulgação

Existe um paralelo interessante entre o Toyota Yaris comercializado na Índia e o modelo produzido também aqui no Brasil.

Nos dois países o compacto fez sua estreia em 2018 e ambos oferecem a mesma “receita”, no caso a configuração para mercados emergentes e longe da opção mais sofisticada vendida na Europa.

Assim como no Brasil, o Yaris vendido na Índia conta também com motor 1.5 16V e câmbio automático CVT.

Por aqui, podemos dizer que o Toyota Yaris está longe de ser um sucesso de vendas, figurando em 9º lugar entre os hatches mais vendidos

O Yaris Sedã, por sua vez, vive uma situação um pouco melhor, ocupando a 6ª posição no segmento, logo atrás do Fiat Cronos, mas superando outros japoneses como o Nissan Versa e o Honda City.

Na Índia, por sua vez, a Toyota não viu mais razões para seguir investindo no Yaris e optou por descontinuar o modelo devido à baixa procura.

Segundo veículos de imprensa indianos, o Yaris não conseguiu se sobressair frente a modelos como o Honda City, Hyundai Verna e Maruti Suzuki Ciaz, todos com configurações e preços mais competitivos.

Com isso, para não sair do segmento de sedãs acessíveis na Índia, a Toyota vai comercializar o Maruti Suzuki Ciaz com sua identidade de marca (Suzuki e Toyota contam com um acordo estratégico de colaboração no país), além de promover uma revisão em sua estratégia para o mercado indiano.

A tendência é que a fabricante passe a disponibilizar mais SUVs em seu portfólio, contemplando diferentes segmentos.

Aqui no Brasil, por sua vez, a Toyota tem nos planos nacionalizar o Yaris Cross, produto que parece ser uma boa alternativa para nosso mercado. A previsão é que o modelo fará sua estreia em 2023.

Toyota Yaris 2019
Toyota Yaris 2019
Imagem: Divulgação