Por fusão com Fiat Chrysler, PSA pode acabar ajudando a Toyota

Para criar a Stellantis, grupo francês poderá financiar aumento de produção da marca nipônica para agradar à União Europeia
Toyota ProAce na Europa usa base de Peugeot Expert e Citroën Jumpy

Toyota ProAce na Europa usa base de Peugeot Expert e Citroën Jumpy | Imagem: Divulgação

Anunciada em julho, a Stellantis será empresa resultante da fusão dos grupos Fiat Chrysler (FCA) e Peugeot-Citroën (PSA). No entanto, as empresas ainda aguardam um veredito de algumas comissões anti-monopólio da União Europeia para a aprovação final. Os europeus estão preocupados com um possível domínio da nova empresa no setor de comerciais leves em 14 países do bloco econômico e no Reino Unido após a fusão.

Segundo o Automotive News Europe, a PSA estaria agindo proativamente e oferecendo alternativas para evitar que a Stellantis seja reprovada. O grupo francês é responsável pela fabricação na mesma linha de montagem das vans Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Toyota ProAce com destino à Europa em uma fábrica no norte da França. 

Saiba mais: com Stellantis, carros da Fiat usarão plataformas Peugeot 

Como forma de acalmar as preocupações da União Europeia em relação a uma possível formação de monopólio com PSA e FCA operando juntas, a Peugeot-Citroën teria se oferecido para aumentar a produção da van da Toyota. Fontes afirmaram que ainda existe a possibilidade de o grupo francês estar disposto até a vender a ProAce próxima ao valor de custo para elevar sua participação de mercado e evitar o domínio de futuros modelos da Stellantis.

“Até agora, a transação obteve autorização de fusão em quatorze jurisdições. Conforme afirmado anteriormente, o fechamento da transação está previsto para ocorrer no primeiro trimestre de 2021”, afirmaram PSA e FCA em um comunicado conjunto. No entanto, a comissão econômica da União Europeia voltou a dizer que não há um prazo certo para a divulgação do resultado das investigações, seja para aprovar a fusão, ou negá-la.

Citroën Jumpy 2018
Citroën Jumpy
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!