A Porsche definitivamente quer mesmo expandir suas fronteiras e levar seu expertise na construção de automóveis para além dos esportivos. Primeiro começou com o Cayenne, em 2002, e os passos evoluíram até a estreia do Panamera, em 2009, que trouxe a mesma “pegada” dos cupês da Porsche, porém com bem mais espaço interno.

Pensando nas famílias que gostam de muito desempenho e luxo, agora chegou a vez da Porsche pensar em versatilidade e vai lançar em Genebra seu Panamera Sport Turismo, a primeira station wagon na história da marca.

O Panamera Sport Turismo está confirmado para o Brasil, onde chegará nas versões Panamera 4 Sport Turismo, Panamera Turbo Sport Turismo e, até o fim deste ano, o híbrido Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo.

A inédita “perua” da Porsche segue o estilo do sedã, com formas que lembram um cupê. O Panamera Sport Turismo 5,04 m de comprimento, 1,93 m de largura e apenas 1,42 m de altura. O entre-eixos será de generosos 2,95 m, enquanto as rodas de liga leve também serão bem pronunciadas, contando com aro 21”.

As dimensões são iguais às do Panamera sedã, contudo o Panamera Sport Turismo tem a vantagem do porta-malas mais versátil, já que pode ser usado até o teto dependendo do objeto que está sendo transportado. O porta-malas da station é capaz de levar 520 litros de bagagem (ou 425 litros na opção híbrida), portanto uma capacidade 20 litros superior ao compartimento do sedã. Um atributo bem importante no que diz respeito à praticidade é a possibilidade de rebater completamento os bancos traseiros e nivelar o assoalho do porta-malas, o que eleva a capacidade de carga do Panamera Sport Turismo para 1.390 litros (ou 1.295 no Panamera E-Hybrid Sport Turismo).

Uma característica do Panamera Sport Turismo será a configuração 2+1 dos bancos traseiros, sendo os dois lugares de fora com formato individual. É possível rebater os encostos do banco traseiro de forma conjunta ou individualmente na proporção 40:20:40. Também será possível adquirir o Panamera Sport Turismo com configuração de 4 assentos indiviuais, sendo que, no caso, os bancos traseiros também contam com regulagens elétricas. A tampa do porta-malas, acrescenta a Porsche, também é aberta ou fechada com um mecanismo elétrico, o que aumenta o conforto.

Um dos recursos que chamam a atenção no Panamera Sport Turismo é o defletor aerodinâmico adaptativo, que fica na extremidade do teto e pode ser posicionado em três estágios, dependendo da situação de rodagem e do modo de condução escolhido. Segundo a Porsche, ele pode gerar uma força vertical de até 50 kg sobre o eixo traseiro quando a station wagon supera os 170 km/h. Se a velocidade estiver abaixo disso, o defletor se mantém em uma posição retraída e colabora com a redução do consumo de combustível.

 
 
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
 
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
 
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
 
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
 
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
 
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
 
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
 
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
 
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
 
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
 
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
Porsche Panamera Sport Turismo 2018
 
 

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/