Porsche Macan vai mal em 'teste do alce'

Devido a um sistema de segurança,novo SUV esportivo pode se acidentar em curvas bruscas

Porsche Macan no Teste do Alce | Imagem: Teknikens Värld

Nem mesmo o Porsche Macan escapou ileso do Teste do Alce, realizado pela revista sueca Teknikens Värld, que consiste em fazer um rápido desvio de trajetória, como se estivesse tentando escapar de um alce atravessando a pista. E, para a surpresa de muitos, o novo crossover esportivo não registrou bons resultados. O exemplar avaliado foi da versão S Diesel e, de acordo com o piloto Linus Pröjtz, a roda dianteira esquerda do modelo travou durante o teste. Mas montadora alemã já se pronunciou sobre o assunto.

Na avaliação, Pröjtz notou que, mesmo após repetir o percurso, o Porsche Macan permaneceu com o mesmo comportamento “estranho”. A roda do modelo afetou o teste, que submete o carro a uma velocidade de 70 km/h, com o motorista desviando bruscamente para a esquerda e em seguida para a direita, levando ao limite a estabilidade do carro.

Com o problema, o utilitário-esportivo da Porsche continuou em frente após o segundo desvio, ao invés de virar para a direita para retornar à pista, podendo gerar acidentes em condições reais, já que o modelo invade o sentido contrário da pista.

Avaliação: Macan, o Porsche superesportivo para toda a família

De acordo com a Porsche, não se trata de um defeito, e sim resultado da atuação do sistema de segurança anti-capotamento do Macan, o Active Rollover Protection (ARP), que é ativado automaticamente para que não haja capotamento.  

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise