Prêmio aponta os veículos com menor desvalorização em 22 categorias

Entre automóveis de passeio, destaque para Toyota Corolla e Porsche Panamera híbrido
Toyota Corolla 2020

Toyota Corolla 2020 | Imagem: Divulgação

A Kelley Blue Book Brasil divulgou nesta sexta-feira (21) os vencedores da segunda edição do seu Prêmio Melhor Revenda. A iniciativa tem como objetivo destacar quais foram os veículos que menos desvalorizaram ao longo do ano anterior (no caso, 2020) e contempla a análise de 141 modelos considerados elegíveis de acordo com os critérios de seleção do prêmio. 

Segundo a empresa, somente participam da iniciativa os veículos e comerciais leves 0 km à venda no período de janeiro de 2020 até abril deste ano (data de apuração dos resultados), mantendo-se disponíveis para compra ao longo de todo esse intervalo. A Kelley Blue Book Brasil acrescenta que os modelos que trocaram de geração, foram descontinuados ou aqueles que sofreram reestilizações profundas não foram incluídos na pesquisa para evitar distorções nos preços. Exceto nas categorias “Híbrido” e “Elétrico”, só participam modelos abaixo de R$ 500 mil. 

Outro ponto interessante da metodologia utilizada pela Kelley Blue Book Brasil é que os dados levam em consideração os valores das transações entre proprietários e lojistas (C2B), segundo a empresa o tipo de negociação mais comum no mercado. “Portanto, para saber quais são os modelos que menos desvalorizaram no último ano, o Prêmio Melhor Revenda 2021 coleta os preços 0 km de cada um deles em janeiro de 2020 e os compara com seus respectivos Preço de Troca KBB de janeiro de 2021, a fim de garantir histórico de 12 meses para aferir a desvalorização”, detalham os organizadores.  

Como você pode conferir na tabela abaixo, merecem destaque modelos como o Toyota Corolla, com uma desvalorização de janeiro de 2020 a janeiro de 2021 de apenas 13,22%, confirmando a boa reputação do sedã médio no mercado. Uma grata surpresa ficou por conta do Porsche Panamera híbrido, que viu seu valor reduzir em apenas 10,85% de um ano para outro. 

Confira, abaixo, os campeões nas 22 categorias estabelecidas pela Kelley Blue Book Brasil: 

Resultado do Prêmio Melhor Revenda 2021 organizado pela Kelley Blue Book Brasil
Resultado do Prêmio Melhor Revenda 2021 organizado pela Kelley Blue Book Brasil
Imagem: Kelley Blue Book Brasil