Entidade responsável por uma série de avaliações envolvendo diversos aspectos dos veículos comercializados no Brasil, o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE) divulgou nesta semana os vencedores por categoria do Prêmio CAR Group neste ano, estudo que destaca os modelos que conquistaram os melhores resultados na relação entre custo e facilidade de reparo ao longo do ano.

Criado em 1999, o índice Car Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. Geralmente o CESVI Brasil recebe o veículo antes de seu lançamento e realiza testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), associação internacional de centros de pesquisa de seguradoras, especializados em reparação automotiva e segurança viária.

Depois de cada impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, em que é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo, bem como uma análise individual das peças envolvidas. A partir daí, é realizado um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. E, após um ano, os veículos que mantiveram as melhores médias passam a compor o ranking de vencedores do Prêmio Car Group, no qual quanto menor a nota, melhor é o índice de reparabilidade.

Em 2018, os prêmios foram distribuídos em 11 categorias. A Volkswagen foi o grande destaque ao conquistar sete troféus: Hatch Sub-Compacto, com o Up!; Hatch Compacto, com o Polo; Hatch Compacto off-road, com o Cross Up!; Picape compacta cabine simples, com a Saveiro; Picape compacta cabine dupla, com a Saveiro CD; Sedan compacto, com o Virtus e SW Compacta, com o Spacefox.

Já a Citroën obteve dois prêmios: um na categoria Sedan Médio, com o C4 Lounge e outro com na categoria Minivian Compacta com o Aircross. O Peugeot 2008 levou o prêmio de utilitário esportivo e o Suzuki Jimny ficou com o troféu na categoria utilitário esportivo off-road.

“O ranking Car Group contribui como referência aos consumidores, que podem verificar informações relevantes sobre o veículo que pretendem adquirir. Entre as seguradoras e montadoras, o ranking é um grande aliado como indicador para o desenvolvimento de produtos e para a precificação", explica Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI Brasil.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/