Projeto 3US: sucessor do Honda WR-V será revelado em 2023

Marca japonesa prepara novo crossover de entrada e a estreia ocorrerá na Índia
RS Concept: utiltário esportivo menor e mais barato que o HR-V

RS Concept: utiltário esportivo menor e mais barato que o HR-V | Imagem: Divulgação

Desde a apresentação do protótipo RS Concept no fim de 2021, a Honda começou a deixar claro que não vai abandonar o segmento de crossovers de entrada, até então onde o WR-V estava presente. 

Segundo informações que chegam da Índia, o modelo definitivo baseado no RS Concept deverá ser revelado por lá na metade do ano que vem, conferindo para a Honda um representante na mesma categoria de Kia Sonet, Hyundai Venue, Renault Kiger, entre outros. 

Portanto, é plausível que o crossover japonês tenha até 4 metros de comprimento, algo necessário para incluir os carros vendidos na Índia na menor faixa tributária do país, tornando, consequentemente, seu valor de venda mais acessível. 

A Honda, por sua vez, prepara um crossover com visual bem interessante, adotando linhas robustas e boa altura em relação ao solo, dois atributos que os consumidores esperam encontrar em um automóvel do tipo. 

Na Índia, rumores apontam que o crossover poderá contar com motorização 1.5 diesel e 1.2 a gasolina, a segunda com a possibilidade de contar com o auxílio da eletrificação. 

VEJA TAMBÉM:

O projeto 3US, como está sendo chamado na Índia, certamente merece nossa atenção, uma vez que reúne todas as características que o habilitam para nosso mercado, como o custo-benefício competitivo. 

Porém, é importante ponderarmos que a Honda possui atualmente apenas uma planta operando com a fabricação de automóveis no país, no caso a unidade de Itirapina, no interior de São Paulo. No local já são produzidos veículos de maior volume, como a gama City e, futuramente, a nova geração do HR-V. 

Um modelo com a proposta de um crossover acessível também deverá demandar uma capacidade produtiva ainda maior para a fabricante.  

A fábrica de Sumaré (SP) hoje opera como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda no país. 

Outro ponto é que a Honda já deixou claro que vai oferecer versões de entrada mais acessíveis para o novo HR-V com a presença do motor 1.5 aspirado presente na gama City. Com isso, a marca poderá atender um leque maior de consumidores. 

Até o momento, temos confirmado para 2023 no Brasil a estreia da Honda no segmento de SUVs intermediários, com o novo utilitário esportivo baseado no Civic e que vai enfrentar por aqui o Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e VW Taos. 

Talvez, com a estreia global do projeto 3US em 2023 teremos mais detalhes sobre os mercados para os quais a novidade será destinada.

Modelo é cotado para se chamar ZR-V
Futuro crossover será derivado do RS Concept apresentado em 2021
Imagem: Divulgação