Proposta singular do novo Citroën C3 pode abrir caminho para outros crossovers no Brasil?

Algumas rivais da Citroën contam com projetos interessantes em outros mercados emergentes
Nova geração do Citroën C3: bom exemplo de big hatch

Nova geração do Citroën C3: bom exemplo de big hatch | Imagem: Divulgação

Ao menos na Índia, onde a imprensa local já teve contato com a novidade, o Citroën C3 em sua nova geração para mercados emergentes agradou os colegas de sites e revistas locais em especial por sua proposta diferenciada. 

A Citroën sempre deixou claro que a proposta do novo C3 é atuar no segmento de hatches compactos, porém com uma “atitude SUV” para cativar os consumidores que hoje só tem olhos para os utilitários esportivos. 

Ao menos pelas referências que nos chegam do país asiático, o Citroën C3 nasce com a mesma preocupação do Renault Kwid no que diz respeito aos baixos custos de aquisição e propriedade, porém o modelo da Citroën oferece cabine e porta-malas mais versáteis e espaçosos. 

Logo, surge a dúvida: será que, levando em conta a proposta singular do novo C3, outras marcas podem investir na comercialização de modelos semelhantes aqui no Brasil? 

Olhando para a própria Índia, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi tem dois projetos interessantes.  

Estamos falando dos irmãos Renault Kiger e Nissan Magnite, carros que surgiram de um projeto comum entre as duas marcas parceiras.  

Tanto o Kiger quanto o Magnite encostam nos 4 metros de comprimento – assim como o novo C3 – e investem em conceitos de carroceria que buscam maximizar o espaço interno para até 5 passageiros e porta-malas na faixa dos 300 litros. 

Em entrevista para o AUTOO em abril deste ano, Airton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul e diretor geral da fabricante para o Brasil, revelou que a empresa deverá focar a expansão de seu portfólio no país em segmentos acima do Kicks. 

Na época em que o Nissan March foi descontinuado em Resende (RJ), alguns rumores sinalizavam que a marca poderia investir na nacionalização do Magnite para aproveitar o espaço deixado pelo compacto. 

Nissan Magnite 2021
Nissan Magnite 2021
Imagem: Divulgação

De acordo com Cousseau, entretanto, fica claro que um produto abaixo do Kicks está cada vez mais longe da realidade da Nissan para o mercado brasileiro. 

Por parte da Renault, por sua vez, ao que tudo indica a francesa deverá seguir com o Kwid posicionado na categoria de modelos de entrada, de certa forma rivalizando com os catálogos de entrada do novo Citroën C3. 

Acima do Kwid, vale lembrar que a Renault prepara o futuro crossover derivado do projeto HJF

Previsto para começar a ser produzido aqui e chegar às lojas em 2024, o modelo será concebido sobre a plataforma CMF e terá porte equivalente ao atual Renault Stepway, o que deixaria pouco espaço comercial para encaixar um modelo como o Kiger no portfólio da fabricante por aqui. 

Renault Kiger 2021
Renault Kiger 2021
Imagem: Divulgação

Ainda tomando como referência o mercado indiano, a Hyundai oferece por lá o Venue, um interessante crossover pequeno situado logo abaixo do Creta em faixa de preço. 

Para o Venue chegar aqui, contudo, seria inevitável a nacionalização do modelo, uma vez que estamos falando de um veículo de maior volume. Resta saber se a Hyundai (ou a própria CAOA) estariam interessadas em tal investimento. 

Logo, ao que tudo indica, o Citroën C3 deverá permanecer por um bom tempo sendo a única opção no Brasil a conciliar uma peculiar carroceria hatchback com alguns elementos estéticos particulares, como a maior altura do conjunto e a posição de dirigir elevada. Tudo isso com a premissa do preço de compra extremamente competitivo, inclusive graças à oferta de catálogos com motor 1.0 aspirado. 

Assim como a Fiat já faz com o Pulse, fica claro que a maior parte das montadoras instaladas no país está de olho no segmento de SUVs pequenos como uma resposta mais adequada às novas demandas do público. Não por acaso, como citamos, a Renault tem nos planos seu projeto HJF e a VW trabalha em um automóvel de proposta semelhante, provavelmente o sucessor do Gol.  

Tudo isso, de certa forma, deverá favorecer o posicionamento do novo C3, em especial considerando as versões de entrada de Fiat Argo, o futuro VW Polo Track, entre outros hatches tradicionais. 

Modelo que já está sendo produzido desde março em Porto Real (RJ), o novo Citroën C3 deverá ser lançado no mês que vem por aqui. 

Hyundai Venue
Hyundai Venue
Imagem: Divulgação
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