Próxima geração do Citroën C3 será fabricada no Brasil

Hatch finalmente será renovado no país; saiba mais detalhes
Acima o atual Citroën C3 vendido na Europa: nova geração estreia em 2020

Acima o atual Citroën C3 vendido na Europa: nova geração estreia em 2020 | Imagem: Divulgação

Aos poucos a estratégia da Peugeot Citroën (PSA) para a América do Sul vai se tornando mais clara. Recentemente o conglomerado francês anunciou um maciço investimento para modernizar seu complexo fabril de Porto Real (RJ), adaptando o local para receber a plataforma mais avançada da empresa para veículos compactos e médios, a CMP.

A notícia muito interessante que surge nesta segunda-feira (14) foi apurada por Fernando Calmon, que conta com coluna semanal no Autoo. De acordo com o jornalista, o investimento na unidade de Porto Real permitirá que a Citroën nacionalize a próxima geração do C3. A estreia da novidade no Brasil deverá ocorrer por volta de 2021.

Com a informação – ainda não confirmada pela PSA aqui no Brasil – fica claro que caberá à unidade do grupo em El Palomar concentrar a produção da marca Peugeot, enquanto Porto Real deverá reunir a fabricação de modelos mais atuais da Citroën. A nova geração do Peugeot 208 será fabricada na Argentina a partir de 2020 e, em 2021, é a vez da segunda geração do Peugeot 2008 entrar em produção no local. A dupla da Peugeot completamente renovada também chegará ao Brasil.

Hoje com vendas inexpressivas no segmento, o Citroën C3 soma apenas 2.500 unidades emplacadas no Brasil entre janeiro e setembro deste ano, volume extremamente baixo para um hatch compacto. Isso não é sem razão, uma vez que, apesar do bom custo-benefício que a marca trouxe para o C3 nos últimos anos, o modelo já conta com um projeto extremamente defasado em relação aos concorrentes diretos. A renovação do C3 por aqui é algo mais do que necessário caso a Citroën queira retomar a competitividade de outros tempos em uma das categorias mais importantes do mercado.

A próxima geração do Citroën C3, que deverá trazer um conjunto muito mais em linha com os modelos recentes do segmento em termos de segurança, eficiência e nível de equipamentos. Ela deverá ser apresentada em 2020 na Europa, portanto é bom acompanharmos de perto tudo o que a Citroën está preparando para ela.

Procurada pelo Autoo para comentar o assunto, a Citroën declarou apenas que a única confirmação oficial por parte da empresa vai para a nacionalização da plataforma CMP, como informado pela PSA.

O atual C3 europeu traz uma cabine muito mais moderna do que o modelo brasileiro
O atual C3 europeu traz uma cabine muito mais moderna do que o modelo brasileiro
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!