Punto pode ter segunda reestilização global

Imagem revelada em apresentação mostra sobrevida da atual geração do hatch compacto

Punto reestilizado em apresentação da Fiat | Imagem: Reprodução

Os planos globais revelados pela Fiat nesta semana trouxeram várias certezas, mas também muitas dúvidas. No Brasil, o que será feito com o Idea? E o Freemont? E a Strada? Na apresentação, apenas Uno, Palio, Siena, Grand Siena e Punto tiveram seus destinos confirmados. No caso desse último, fala-se numa nova geração em teoria.

Mas uma imagem presente na parte da mesma apresentação que fala do mercado indiano repercutiu no exterior. Trata-se de mais uma reestilização no hatch compacto premium.

O visual é o mesmo mostrado no conceito Avventura, revelado em um salão indiano recente, e mostra uma nova frente, com faróis mais alongados e um para-choque pronunciado. A carroceria, no entanto, é a mesma do atual, denunciando o ‘facelift’, o segundo do modelo, que mudou em 2011 no Brasil e um pouco antes na Europa.

Nove anos de mercado

Manter o atual Punto em linha por mais tempo, no entanto, não parece uma atitude sensata. O modelo está no mercado há quase nove anos e teve uma nova geração barrada por Sergio Marchionne tempos atrás, a fim de reorganizar a montadora.

Por outro lado, o Punto ainda tem atributos para brigar com seus concorrentes diretos como o New Fiesta e o Sonic, tanto assim que no Brasil o Fiat vende mais que na época de seu lançamento. Resta saber qual base (plataforma) a marca usará nessa nova safra de Palio e Siena, chave para entender a possibilidade de termos um Punto todo novo ou não.