RAM 2500: o olimpo das picapes

Picape grande completa 10 anos no Brasil e traz como destaque da linha 2016 alguns aprimoramentos no motor 6.7 turbodiesel

Ram 2500 2016 | Imagem: Divulgação

Se tem um carro, ou melhor, um veículo em que tudo é a superlativo é a Ram 2500. São 6,03 m de comprimento, sendo que só de entre-eixos a picape tem 3,79 m. Para você ter ideia, daria para “estacionar” um Volkswagen up!, que mede 3,60 m, dentro dela.

Mas quer saber o que impressiona mesmo? A gente vai chegar lá em algumas linhas. Antes vamos só falar do motor, que é um dos itens de maior destaque na linha 2016 da Ram 2500 (e, só para lembrar: apesar do sucesso da música, nada de “Dodge Ram” hein, pessoal, já que agora ela tem status de marca independente dentro do grupo Fiat Chrysler).

O gigantesco propulsor Cummins de 6 cilindros em linha continua deslocando 6.7 litros, mas houve um ganha significativo de 23,8% no torque, que passou de 84 para 104 kgfm disponíveis a apenas 1.600 rpm. A potência cresceu um pouco e agora atinge 330 cv a 2.800 rpm. O segredo para a melhoria reside na implantação do diesel S10 no Brasil, que permitiu com que a Cummins fizesse um trabalho de remapeamento da injeção para trabalhar com o combustível de melhor qualidade.

Tudo isso nos leva ao ponto central da linha 2016 da Ram 2500: a picape, que já podia rebocar 5.500 kg, agora consegue levar até 7.750 kg (!!!) com um kit específico fornecido pela Mopar, empresa que fornece acessórios e equipamentos para os modelos do grupo ítalo-americano.

Mas quem precisa de tudo isso?

Claro que o grande público da Ram está fora dos centros urbanos, até mesmo pelo tamanho nada encorajador da picape para circular por ruas estreitas, e em especial para os produtores rurais ter uma picape com essa capacidade de tração faz muita diferença, tanto é que a marca vislumbra comercializar mil unidades por ano da Ram por aqui. Como ela reina sozinha por aqui (é bom lembrar que para guiar a Ram é necessário ter habilitação com categoria C), não é difícil imaginar que a empresa consiga atingir – ou até mesmo superar – esse número de emplacamentos.

A Ram 2500 2016 chega por aqui importada do México somente na versão Laramie, uma das mais luxuosas de seu catálogo, por R$ 249.900 sem o frete. Caro? Difícil dizer que a Ram não justifique seu preço não só pelo conjunto mecânico, que ainda contempla câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4, mas sobretudo pelo bom nível de acabamento e o espaço interno sem igual. Cinco adultos se acomodam com muito conforto a bordo do modelo, uma das benesses da carroceria Crew Cab que chega ao Brasil.

O cliente pode escolher entre revestimento de couro preto ou uma interessante tonalidade marrom. Além disso, ela é bem completa, trazendo agora uma nova central multimídia com navegador integrado e tela de 8,4”, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (muito úteis, por sinal), bancos dianteiros com aquecimento e ajustes elétricos, um robusto sistema de som com 9 alto-falantes e sistema keyless que permite não só a abertura e partida da picape sem tirar a chave do bolso, como também acionar a ignição remotamente.

Já no campo da segurança, a Ram 2016 oferece seis airbags, freios ABS e um providencial anjo da guarda chamado Controle de Estabilidade. O dispositivo é muito útil em especial para ajudar a manter os 3.410 kg da picape sempre na trajetória desejada.

Outro destaque da Ram 2500 2016 oferecida por aqui vai para a estreia dos dois Ram Box. Funcionando como “mini porta-malas” nas laterais da caçamba, eles podem acomodar 132 litros de bagagem cada um e permitem aproveitar de uma forma bem melhor o espaço ao redor das caixas de roda na caçamba. Além disso, como eles ficam trancados e abrigam os objetos do sol e da chuva, os Ram Box contribuem muito para o dia a dia com a picape.

Fora isso, com 1,90 m de comprimento por 1,30 m de largura, a caçamba da Ram 2500 pode levar uma tonelada de carga ou 1.240 litros, caso você trabalhe mais com objetos volumosos. É um belo aliado para sua fazenda!

Com suspensões independentes na dianteira e na traseira e assistência hidráulica para a direção, a Ram não assusta na hora de guiar. Ela pede atenção, claro, afinal você não está em um carro de passeio, porém suas respostas são progressivas e sem sustos. O mesmo pode ser dito das acelerações. Apesar do torque brutal, ele vai sendo entregue de forma linear, sem exageros, como se espera de um modelo feito muito mais para trabalhar ou viajar do que para andar rápido. Uma completa – e bem singular – opção de picape.  

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