Muita gente precisa, efetivamente, de uma picape com boa capacidade de carga e uma mecânica mais robusta para encarar um uso mais intenso em atividades comerciais. Outros, por sua vez, apenas gostam do estilo mais parrudo que as picapes médias oferecem.

Independente do perfil, o mercado hoje reserva duas boas opções de picapes com motor diesel e câmbio automático – a combinação mais desejada para esse tipo de categoria – que miram aqueles consumidores que dão valor a um bom custo-benefício.

Podemos começar analisando a Fiat Toro Freedom. A configuração intermediária da picape é tabelada hoje em dia em R$ 136.490, valor que já inclui o motor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4.

Nessa versão, a Toro já conta com um pacote de equipamentos interessantes, com destaque para os controles de tração e estabilidade, ar-condicionado automático digital com 2 zonas, piloto automático, computador de bordo, rodas de liga leve aro 17” e caçamba já com revestimento e capota marítima. A picape conta ainda com câmera de ré e central multimídia, porém a tela de apenas 5” mostra que o aparelho precisa de uma atualização, uma vez que hoje grande parte das centrais mais modernas oferecem ao menos tela de 7” e suporte aos principais sistemas de espelhamento para smartphones.

Para quem trafega mais na cidade, a Toro Freedom diesel é uma boa opção, uma vez que entrega um rodar bem mais suave em relação às picapes médias graças à sua estrutura monobloco e a suspensão independente nas quatro rodas. A Toro diesel também é capaz de acomodar 1 tonelada de carga na caçamba, assim como as picapes que ocupam o segmento acima.

Em termos de espaço interno, a Toro também consegue acomodar 5 passageiros com relativo conforto, merecendo destaque também o bom nível de seu acabamento de uma maneira geral. Para quem faz questão, é possível acrescentar o revestimento de couro para os bancos, um opcional de R$ 2.990, ou optar pelo Pack Safety, conjunto que reúne o revestimento de couro mais os airbags laterais, de cortina e para o joelho do motorista, o qual exige um investimento de R$ 6.390.

Já se a sua ideia é mesmo partir para uma picape média, a Ford conta em seu catálogo com duas versões bem interessantes para a Ranger. Uma delas é a Ranger XLS 2.2 diesel automática 4x2, que chega ao mercado por competitivos R$ 128.250. Seu motor de 160 cv trabalhando com o câmbio automático de 6 marchas não sobra em termos de potência e torque em relação ao 3.2 de 5 cilindros também a diesel presente nas versões topo de linha XLT e Limited, mas dá conta do recado sob o capô da picape média. Ele também não exagera no consumo, com parciais de 9,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, segundo os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

Por menos de R$ 130.000, a Ranger XLS 2.2 diesel 4x2 traz um nível de equipamentos até que respeitável, com destaque para os 7 airbags, sensor de estacionamento, piloto automático e a central multimídia Sync com câmera de ré.

Interessante que é possível optar pela mesma versão da Ranger, porém com as quatro rodas motrizes. A Ranger XLS 2.2 diesel automática 4x4 é tabelada em R$ 154.610 com o mesmo pacote de equipamentos de série.

Considerar a compra de uma Toro Freedom ou uma Ranger XLS 2.2 requer que você coloque o custo-benefício em primeiro lugar, dando muito mais importância à presença da motorização diesel em si do que para recursos de conectividade ou mais tecnologia a bordo. Se é isso que você busca em uma picape, estão aqui duas ótimas sugestões!

Acima a Fiat Toro Freedom com motorização 2.0 turbodiesel
Acima a Fiat Toro Freedom com motorização 2.0 turbodiesel
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/