A poucos dias do final do ano, a disputa em vendas entre alguns veículos está quente. Com distâncias pequenas, eles seguem com a posição no ranking de vendas indefinido. Veja a seguir os principais embates.

Reinado ameaçado

O trono de SUV compacto mais vendido do Brasil está prestes a mudar de dono em 2018 como Autoo antecipou. O Creta já havia começado dezembro à frente do HR-V e essa distância se ampliou com o passar dos dias. Até esta quarta-feira (26) quase mil emplacamentos separavam os dois modelos – 48.200 para o Hyundai contra 47.205 para o Honda – o que denota que o Creta deve concluir o ano como o líder da categoria. Mas, como dissemos, é uma vitória “amarga” já que metade das vendas são da versão PCD, bem mais acessível e inexistente no HR-V.

Vice-líder

Outra disputa que parece definida embora muito apertada é a vice-liderança do HB20 perante o Ka. A Ford renovou seu modelo, adotou transmissão automática e criou uma versão aventureira que ajudaram o carro a ampliar seu público, mas isso ainda não foi suficiente para desbancar o concorrente que vencia a briga com 104.009 unidades contra 101.663 do Ka.

 

Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Imagem: Divulgação

 

Novidades lutam por cada unidade

Quem promete virar o jogo em 2019 é o Argo. O novo hatch compacto da Fiat tem vendido mais que o Polo nos últimos meses e só não o superou porque no começo do ano o Volks abriu uma boa vantagem. Obviamente o Argo se beneficia de uma linha de versões mais popular e barata que o Polo.

 

Fiat Argo 2019
Fiat Argo 2019
Imagem: Divulgação

 

Coadjuvantes de peso

Voltando a falar dos SUVs compactos, quem ficou próximo de Creta e HR-V foram o Kicks e o Renegade. O Jeep, aliás, ganhou um reforço com a linha 2019 e passou a se aproximar do Nissan e hoje os dois estão separados por apenas 596 unidades.

 

Nissan Kicks 2018
Nissan Kicks 2018
Imagem: Divulgação

 

Como um foguete

É verdade que a chance de o City perder a batalha para o novo Yaris Sedan é mínima, mas no ano que vem é certo que o Toyota vai destronar o Honda tamanho o ritmo de vendas maior. Hoje o City acumula 14.679 enquanto o Yaris já tem 13.163 em apenas seis meses no mercado. Ou seja, o Toyota já vende o dobro do Honda.

 

Toyota Yaris Sedã 2019
Toyota Yaris Sedã 2019
Imagem: Divulgação

 

Novo Tiguan agrada

Se não é páreo para o imbatível Compass ao menos o novo Tiguan tem dado mostras de ser um projeto acertado. O Volkswagen ultrapassou o tradicional Sportage em dezembro e já tem 5.679 unidades vendidas ante 5.557 do Kia. Em 2019, o Tiguan deve bater o ix35 também e ser o vice-líder isolado entre os SUVs médios, atrás é claro do Jeep.

 

Volkswagen Tiguan Allspace 2019
Volkswagen Tiguan Allspace 2019
Imagem: Divulgação

 

Briga dos lanternas

Em outros tempos seria motivo de comemoração mas, com o clima de fim de festa dos hatches médios, o Golf ultrapassar o Focus nas vendas em 2018 acaba não tendo nenhum reflexo positivo para o Volks, ainda mais que o Ford já está condenado à aposentadoria.

 

Volkswagen Golf 2018
Volkswagen Golf 2018
Imagem: Divulgação

 

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/