Renault anuncia lançamento do novo Clio

Compacto chegará à 4ª geração na Europa. Brasil terá de se contentar com versão retocada da 2ª geração

Primeira imagem do Renault Clio da geração 4 | Imagem: Divulgação

Depois de ter sido colocado na geladeira por um longo tempo, o novo Clio será apresentado oficialmente nesta terça-feira, dia 3, e sua estreia se dará no Salão de Paris, em setembro. A Renault já trabalha no modelo há anos, mas Carlos Ghosn, presidente do grupo, optou por priorizar a linha de carros elétricos e deixou o compacto em segundo plano nesse período.

A 4ª geração do Clio, no entanto, deve valer a espera. Maior e mais atraente que seu antecessor, o hatch não perderá a identidade, porém, receberá a frente de “coelho” introduzida por seu irmão elétrico, o Zoe.

Com para-choques saltados e aerofólio traseiro, o novo Clio promete ser o mais esportivo do segmento. A Renault apelou até para a maçaenta escondida na moldura dos vidros traseiros para reforçar o apelo jovem. Para completar, o carrinho terá uma gama de motores com turbo, incluindo um três cilindros de 0,9 litro e 90 cv de potência.

Mesmo com esse potencial para agradar, o “Clio 4” ficará restrito à Europa. Seus custos de produção são proibitivos em países em desenvolvimento e como a Renault tem o Sandero como alternativa (e que está prestes a mudar por lá também), a chance dele vir ao Brasil como compacto premium é pequena. A não ser que a montadora francesa resolva brigar com a Peugeot e a Citroën e seus novos 208 e C3, prestes a serem produzidos e vendidos em nosso mercado. Não seria nada mal.

Solução caseira

Enquanto Clio da 4ª geração surge na Europa, a Renault sul-americana prepara mais uma reestilização da 2ª geração que está em produção na região desde 1999. O modelo hoje faz o papel de carro de entrada da marca, mas já tem um visual desgastado. O objetivo agora é repetir a fómula vista no Symbol, sedã que é um Clio Sedan refeito de ponta a ponta. Por isso, o novo Clio pode até ganhar novo nome para dar um ar de novidade extra. Em compensação, a montadora francesa usará componentes da linha Logan para reduzir custos e conseguir manter seu preço competitivo. A previsão é que esse “Clio botocado” seja mostrado no Salão do Automóvel, em outubro.