Renault desenvolve novo hatch popular para substituir o Clio
Novo modelo da Renault foi flagrado na Índia e deve ser lançado no mercado em 2016
Falta pouco para o Clio receber seu merecido descanso no mercado brasileiro. A Renault já testa lá fora um novo modelo compacto para sua linha em mercados emergentes, que inclui também a Índia, como mostra o flagra publicado pelo site Motor Vikatan. O compacto, assim como grande parte da linha atual da marca no País – leia-se Sandero, Logan e Duster –, será um carro de baixo custo.
Conhecido internamente pelo condinome XBA, o projeto está sendo desenvolvido em parceria com a romena Dacia e também com a Datsun, marca “popular” da japonesa Nissan. O hatch será construído a partir da plataforma modular CMF (Common Module Family), desenvolvida especialmente para modelos mais baratos do grupo, com direito a pelo menos dois motores, um 1.0 litro de três cilindros e outro de 0.8 litro, tendo como mote a máxima eficiência energética.
De início, o novo compacto da Renault será produzido na Índia, provavelmente em meados de 2016. Logo depois, o modelo começa a ser fabricado na América do Sul, chegando para os brasileiros com preço estimado de até R$ 30 mil na versão mais básica.