Renault Duster turbo começa a ser fabricado

Na Colômbia, segunda geração do SUV começa a ser feita praticamente com um ano de atraso em relação ao Brasil
Flagra mostra o novo Renault Duster turbo saindo da fábrica na Colômbia

Flagra mostra o novo Renault Duster turbo saindo da fábrica na Colômbia | Imagem: Reprodução / Blogaraje Colombia

A nova geração do Renault Duster foi apresentada ao mercado brasileiro em março do ano passado. Porém, apesar da renovação, a marca ficou devendo por aqui a estreia de motores mais modernos, mantendo o 1.6 flex aspirado em linha no modelo fabricado no Brasil. Propulsores mais eficientes, porém, já estão sendo fabricados na América do Sul.

O site Blogaraje Colombia publicou uma imagem mostrando que a segunda geração do Duster finalmente começou a sair das linhas de montagem da fábrica da Renault em Envigado (COL). Como se pode ver, é exatamente o mesmo carro que é oferecido no Brasil desde 2020, mas apenas agora foi atualizado por lá.

No entanto, apesar do atraso, os colombianos estão saindo em vantagem na comparação com nosso mercado. Isso acontece porque o novo Duster de lá já está saindo com o motor 1.3 turbinado que foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. O novo propulsor deve entregar cerca de 155 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Na Colômbia, ele deve substituir as versões anteriormente equipadas com o 2.0 aspirado.

Renault Duster 2021
Renault Duster 2021 nacional
Imagem: Divulgação

Segundo o Argentina Autoblog, o novo Renault Duster colombiano também será exportado para o mercado argentino, que já não era atendido pela fábrica brasileira. A publicação diz que a Argentina já mantém um acordo de importação com a Colômbia sem tarifas e a fábrica de lá tem maior disponibilidade para exportação que a brasileira. No país vizinho, a novidade deverá se tornar o “4x4 mais barato do mercado”.

Turbo no Brasil

Até o momento, a Renault do Brasil não se comprometeu oficialmente com uma data para a chegada do novo motor 1.3 turbo ao nosso mercado. No entanto, algumas unidades do Captur foram flagradas em teste recentemente. Isso pode significar que este SUV, que passará por um facelift em breve, deve receber o novo propulsor antes do Duster. A expectativa é a de que o novo Captur turbo chegue ainda no primeiro semestre de 2021, com o Duster vindo alguns meses depois.