Renault Fluence elétrico saí de linha
Modelo perdeu o atrativo do recarregamento rápido, que seria feito por outra empresa
Os carros elétricos ainda têm muita dificuldade para emplacar no mercado mundial. O Fluece Z.E., versão elétrica do sedã médio da Renault, não resistiu aos maus resultados de venda e sucumbiu aos cortes da montadora para 2014. Segundo noticia a imprensa europeia, a linha de montagem do carro na Turquia, foi desativada.
Lançado em 2010, o Fluence alternativo vendeu apenas 3.500 unidades, a maioria dividida entre os mercados da Dinamarca e Israel, que contavam com o apoio da Better Place, empresa que trocava as baterias descarregadas por conjuntos com plena carga.
Avaliação: Elétrico, Fluence com motor elétrico requer vida planejada
O serviço de recarga rápida, no entanto, deixou de ser oferecido desde que a Better Place pediu falência em maio de 2013. Desta forma, a recarga do Fluence Z.E. passou a ser feita somente por rede elétrica convencional, que leva mais de 10 horas para repor as baterias do carro. Desta forma, o sedã elétrico perdeu seu principal motivador.
As baterias de lítio usadas no Fluence Z.E. rendem ao carro, segundo a marca, um alcance de até 185 km sem precisar recarregar. Já o motor elétrico gera o equivalente a 95 cv e bons 23 kgfm de torque máximo, número superior até ao do modelo com motor 2.0 16V flex à venda no Brasil.