Renault Kiger, SUV do Kwid, deve ser lançado em outubro

Utilitário esportivo pequeno, modelo derivado do projeto HBC da Renault está programado para estrear ainda em 2020
Renault Kiger em testes na Índia

Renault Kiger em testes na Índia | Imagem: Autocar India

Mesmo o Renault Kwid sendo oferecido no Brasil como o “SUV dos compactos” e tecnicamente ser enquadrado pelo Inmetro como um utilitário esportivo, a marca já tem planos de aumentar a linha de seu carro de entrada com outro SUV na Índia. Por lá, a Renault deve lançar em breve o resultado do projeto HBC. No mercado indiano, o Kwid já deu origem à Triber, uma minivan de sete lugares.

O novo SUV deverá se chamar Kiger e, de acordo com o Autocar India, o modelo da Renault deve estrear no mercado indiano já em outubro. De acordo com a publicação, o Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi planejava lançar o Renault Kiger após a estreia do modelo equivalente da Nissan, o Magnite. No entanto, com a marca nipônica tendo postergado seus planos para janeiro de 2021, o caminho ficou aberto para a montadora francesa apresentar o produto final do projeto HBC.

Enquanto o Kwid é feito sobre a plataforma CMF-A, uma variante alongada (CMF-A+) foi desenvolvida para a minivan Triber. Essa arquitetura maior deverá ser a base do novo Renault Kiger. Com isso, são cogitadas duas motorizações para a novidade: 1.0 12V de três cilindros de 72 cv de potência no mercado indiano, ou uma futura variante turbinada do mesmo propulsor, que elevaria esse número para cerca de 95 cv. As opções atuais de transmissão para esses motores são câmbios manuais ou automatizados, ambos com cinco velocidades.

A chegada do Renault Kiger ao Brasil, porém, permanece uma incógnita. Em seus planos de reestruturação, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi afirmou que usará como base em seus próximos produtos fabricados no Brasil apenas a plataforma modular CMF-B, que permite o desenvolvimento de modelos um pouco maiores em relação àqueles suportados pela arquitetura CMF-A, como é o caso do Kwid. Contudo, é sempre bom lembrarmos que o Captur nacional usa como base a arquitetura B0 do Duster e não a plataforma do Clio como ocorre com o SUV na Europa. Portanto, vale a pena ficarmos de olho.  

Renault Kiger em testes na Índia
Renault Kiger em testes na Índia
Imagem: Autocar India
Assine a newsletter semanal do AUTOO!