Versão para PcD: pandemia fará o Duster Life chegar ao mercado apenas em 2021

Com isso, só o Captur resta como opção para o público PcD que desejar um SUV da Renault
Renault Duster 2021

Renault Duster 2021 | Imagem: Divulgação

O cenário de recessão econômica desencadeada pela pandemia do novo coronavírus, aliado às recentes oscilações cambiais e à queda nas vendas está afetando em especial o segmento de carros para PcD.

Depois de a Citroën suspender as vendas do C4 Cactus em um catálogo especial (Novo Feel Business) para a compra com isenção de IPI e ICMS, outra marca francesa, no caso a Renault, já comunicou seus concessionários sobre novidades envolvendo sua gama de SUVs para PcD.

Em contato com alguns revendedores, o Autoo apurou que a marca não oferecerá até o fim deste ano o novo Duster Life aos consumidores que realizam a compra com isenção. A produção da versão PcD, portanto, deverá ter início apenas em algum momento do próximo ano.

Com isso, os concessionários foram orientados a informar seus clientes que manifestaram interesse no Duster Life para que migrassem para o Captur Life. 

Opção com um custo-benefício extremamente agressivo dentro das opções de utilitários esportivos para PcD, o Duster Life 2021 teria preço tabelado em R$ 50.259,65 na cor vermelha, segundo algumas tabelas preliminares que circularam na internet.

O modelo sairia de fábrica com os controles de tração e estabilidade, alarme, start-stop, computador de bordo, travas e vidros elétricos, entre outros itens. Apesar de não contar com recursos bastante valorizados hoje em dia, como central multimídia, câmera de ré ou sensor de estacionamento de série, graças ao valor baixo do veículo, adquirir esses equipamentos como acessórios não iria onerar tanto assim o consumidor.

Atualmente o Captur Life custa R$ 54.411,30 ao público PcD já com a isenção de impostos e traz de série 4 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve, piloto automático, entre outros itens.

O Autoo pediu um posicionamento oficial da Renault sobre o assunto, que prontamente nos elucidou alguns pontos importantes.

De acordo com a empresa, após o lançamento do novo Duster 2021 no começo de março deste ano, o avanço da pandemia do novo coronavírus nas semanas seguintes a impediu de seguir com o seu cronograma e introduzir o Duster Life em um segundo momento após a estreia principal do SUV. Com isso, a Renault deverá adotar uma cautela extra e só apresentar de forma definitiva o Duster para PcD quando a situação do país tornar-se mais estável, bem como suas atividades produtivas estiverem mais regularizadas.

A decisão, ao que nos parece, é a mais sensata tanto para a empresa como os consumidores, evitando assim qualquer demora prolongada no atendimento dos pedidos e oferecendo mais previsibilidade na negociação. 

Primeira imagem oficial do novo Duster Life apresentada no lançamento do modelo
Primeira imagem oficial do novo Duster Life apresentada no lançamento do modelo
Imagem: César Tizo
Assine a newsletter semanal do AUTOO!