Renault, Nissan e Mitsubishi compartilharão plataforma elétrica

SUV baseado no conceito Nissan Ariya deverá estrear plataforma, que ainda será usada na Infiniti, marca de luxo do grupo
Nissan Ariya Concept

Nissan Ariya Concept | Imagem: Divulgação

A Nissan foi uma das pioneiras na fabricação de carros 100% elétricos em grandes volumes. Feito que foi repetido entre os comerciais leves com a van elétrica NV200. Agora, juntamente com as outras marcas da aliança, Renault e Mitsubishi, está trabalhando em uma nova plataforma de propulsão elétrica.

Com a nova arquitetura, pretende-se que cada marca da aliança passe a oferecer seus próprios produtos eletrificados, incluindo a Infiniti, submarca de luxo da Nissan que tem nos EUA seu maior mercado comprador. De acordo com o site Green Car Reports, a nova plataforma deverá ser bem mais flexível que as atuais, para acomodar diversos tipos de modelos diferentes para cada marca.

Com o mercado de SUVs em alta, o primeiro carro que deverá ser feito com esta nova arquitetura deverá ser um utilitário esportivo baseado no conceito Ariya. O modelo, apesar de ainda ser apenas uma estudo de design da Nissan, já foi projetado tendo em vista o uso da nova plataforma elétrica.

O primeiro produto a vir da junção do conceito Ariya e da nova arquitetura elétrica da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi deverá ser um inédito crossover que chegará ao mercado como uma alternativa ao Leaf atual, tendo como diferenciais uma posição mais elevada para dirigir e um pouco mais de espaço interno.

Nissan Ariya Concept
Nissan Ariya Concept
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!